Polícia prende seis por desmatamento ilegal em cidades de MT
Seis pessoas foram presas pela Polícia Civil na Operação Mata Adentro, deflagrada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) na terça-feira (8) na cidade de Feliz Natal, região norte do Estado.
A ação faz parte do desdobramento das investigações que apuram práticas criminosas reiteradas de desmatamento ilegal. Aém de Feliz Natai, o crime ocorria em áreas da região de Nova Ubiratã.
A ação resultou também na apreensão de três motocicletas, dois veículos, um caminhão e um trator. Os seis suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Feliz Natal, onde estão sendo ouvidos.
Os conduzidos responderão por furto qualificado mediante concurso de pessoas e crimes ambientais previstos na Lei 9.605/98, como danos à vegetação primária ou em regeneração, destruição de florestas nativas ou plantadas, uso de florestas sem licença ou registro da autoridade competente.
Conforme a delegada titular da Dema, Liliane Murata, após a Operação Ronuro, deflagrada pela Polícia Civil em maio deste ano, as denúncias de crimes contra a flora têm chegado com maior frequência.
“As informações têm cooperado com os trabalhos de enfrentamento ao desmatamento ilegal na região e a operação Mata Adentro desencadeou essas investigações no norte de Mato Grosso”, pontuou a delegada.
Operação
O nome faz referência à região de mata fechada, onde as investigações tiveram início e levando em consideração o grau de dificuldade das diligências policiais.