Gaeco apreende R$ 116 mil em espécie na casa de prefeito no interior de MT

 

A força-tarefa ambiental do Grupo de Atuação Contra o Crime Organizado (Gaeco) encontrou R$ 116 mil em espécie na casa do prefeito de Cláudia, Altamir Kurten (PSDB).

Ele é um dos alvos da Operação Desbaste, deflagrada nesta quinta-feira (21) para investigar um grupo que supostamente pratica delitos na área ambiental em Mato Grosso.

Além das notas, foram encontradas diversas folhas de cheques. O montante dos cheques não foi obtido pela reportagem.

Também foram alvo da operação o prefeito de Feliz Natal, Toni Dubiella (PSD) e 13 servidores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Os servidores foram afastados de suas funções.

Divulgação

Prefeito de Claudia

O prefeito de Claudia, Altamir Kurten

As investigações apontam que os prefeitos eram os responsáveis por cooptar fazendeiros das regiões para integrar um esquema de fraude de licenciamentos ambientais e sistemas de controle ambiental (CC-Sema, Sisflora e Simlam).

A operação

Nesta manhã, foram cumpridas 37 ordens judiciais, sendo 20 mandados de buscas e apreensões e 17 medidas cautelares.

Os mandados são cumpridos nos municípios de Cuiabá, Sinop, Cláudia, Santa Carmem, Feliz Natal, Alta Floresta e Colniza. Os alvos são pessoas físicas responsáveis por, em tese, operar o esquema de fraudes na gestão florestal.

Conforme as investigações, os responsáveis atuaram na lavagem de dinheiro e outros ativos obtidos de forma criminosa com desmatamentos, falsificações e corrupção.

São investigados milhares de metros cúbicos de árvores de desmatamentos ilegais principalmente na floresta amazônica.

O esquema contava com envolvimento de engenheiros, agentes públicos e empresários.

Além dos prefeitos, foram alvos os seguintes servidores da Sema: Victor Carneiro Pereira da Fonseca; Eunice Luna Falqueto; Flavio Hoescher da Sival; Floriano da Cunha Pinheiro; Huelton Lima da Silva; Jackson Monteiro de Medeiros; Jean Paulo Bahia de Oliveira; Joelson Lucas de Albuquerque; Ricardo Heinen Borges da Silva; Bruna Ribeiro de Oliveira; Ana Paula Alves Gondim; Eduardo Silva Penna e Ronnky Chaell Braga da Silva.

Leia mais sobre o assunto:

Polícia desmonta esquema de servidores da Sema e empresários

Mídia News