Simulação de resgate de vítimas de acidente de trânsito envolve mais de 40 bombeiros

Mais de 40 militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso participaram do 1º Desafio de Salvamento Veicular, em Cuiabá, nesta terça-feira (5), com a simulação do resgate de vítimas de um acidente automobilístico.

 

Das sete equipes regionais da instituição que participaram, a do 5º Comando Regional, de Cáceres, foi selecionada para representar o Estado na etapa nacional em Gramado (RS), em outubro.

O principal objetivo, contudo, segundo o comandante-geral adjunto dos Bombeiros, coronel Ricardo Costa, é treinar a capacidade técnica dos militares para garantir um atendimento ainda mais eficiente para a população mato-grossense.

“Realizar este desafio em Mato Grosso só foi possível devido aos investimentos realizados pelo Governo do Estado e ações do Comando Geral nas áreas estratégia e planejamento. Investir em capacitação técnica e prática é garantir mais vidas salvas”, afirmou o coronel.

 

“Temos hoje o que há de melhor disponível para este tipo de atendimento. Quem ganha é a população mato-grossense, com um atendimento melhor. O Governo do Estado de Mato Grosso nunca investiu tanto na Segurança Pública como agora, com a compra de equipamentos, viaturas, estrutura e qualificação profissional”, completou.

No total, foram sete cenários de acidentes com veículos simulados no pátio do 1º Batalhão dos Bombeiros na capital mato-grossense. Cada um dos grupos teve o tempo limite de 20 minutos para realizar o resgate de uma vítima e foram avaliados pelos membros da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (Abres).

 

“Os cenários levam o bombeiro a uma situação extremamente próxima da realidade, com veículos muito instáveis, vítimas reais e uma série de riscos. É um nível de detalhamento muito grande para isso se reflita no atendimento à população”, explicou capitão Rivaldo Andrade, coordenador do desafio.

O major Ícaro Gabriel Greinert, membro da Abres, destacou que a ação é como uma plataforma de ensino, porque leva conhecimento para as corporações no interior e resulta em um melhor atendimento para a população. O objetivo é diminuir a mortalidade e aumentar a taxa de sobrevida nos acidentes de trânsito. 

“É uma grande satisfação estar representando o Estado. Foi um verdadeiro desafio, muito próximo a realidade. Todos os militares participantes conseguiram atingir o principal objetivo, que é salvar a vítima. Utilizamos equipamentos de ponta, que são resultados dos investimentos feitos pelo Governo de Mato Grosso no Corpo de Bombeiros”, disse.

Mídia News