“Com a casa arrumada”. Em apenas dois anos Barra do Garças quase dobra pontuação de transparência em ranking do Tesouro Nacional

A pontuação de transparência saltou de 57,63 pontos, em 2020, para 109,11 pontos em 2022, que são os dados mais recentes.

 

Secom-BG

 

A Prefeitura de Barra do Garças divulgou, nesta segunda-feira (13), dados do Ranking Siconfi do Tesouro Nacional, que avalia a transparência fiscal e contábil de estados e municípios através da frequência de relatórios contábeis e da qualidade das informações prestadas ao Tesouro. O ranking mostra que, em dois anos, a pontuação de transparência quase dobrou, saltando de 57,63 pontos, em 2020, para 109,11 pontos em 2022, que são os dados mais recentes.

 

Através destes dados, o Tesouro Nacional classifica os municípios em 5 níveis, de acordo com as notas de transparência atribuídas a eles, que vão de A à E. Em 2020, Barra do Garças pertencia ao nível D, e agora pertence ao nível B. “Nosso objetivo é chegar ao nível A, que é a nota máxima de transparência”, ressaltou o secretário municipal de Finanças, Fábio Tadeu.

 

O prefeito da cidade, Dr. Adilson Gonçalves, avaliou o crescimento que o município teve no ranking como um sinal de equilíbrio e saúde fiscal, mas que não foi fácil ajustar as contas diante das diversas dívidas herdadas do passado no início da gestão, em 2021. “Tivemos que colocar a casa em ordem e ao mesmo tempo promover grandes obras, mas sempre digo que quando há honestidade não existem motivos para esconder nada, por isso considero que é apenas nossa obrigação sermos transparentes com o povo e com a lei”, completou.