“Se Fábio não desistir, tenho compromisso com ele”, diz Mendes
Presidente do União Brasil em Mato Grosso, o governador Mauro Mendes afirmou que só vai apoiar a pré-candidatura a prefeito de Cuiabá do deputado estadual Eduardo Botelho caso o deputado federal Fábio Garcia desista do pleito.
O que vou fazer? Vou desonrar meu compromisso? Se o Fábio desistir tudo bem, mas se não desistir, tenho um compromisso com ele
Mendes já havia revelado anteriormente o compromisso que fez com Garcia após Botelho ter negado a intenção de disputar a eleição de 2024.
O governador disse ter sido surpreendido quando o deputado estadual começou a movimentar uma pré-campanha no início do ano.
“Esse ano, começo de fevereiro, Botelho começa a fazer campanha nos bairros como se a eleição fosse daqui 60 dias. Depois de uns três meses daquilo eu não aguentei e chamei ele e falei: ‘Botelho, você está fazendo campanha? Que história é essa?’”, contou em entrevista ao Pod Andersen Navarros.
“Eu falei para ele: ‘Agora nós temos um problema: se falasse ano passado eu não teria assumido compromisso com o Fábio e estaria muito fácil de construir uma solução. E agora, o que vou fazer? Vou desonrar meu compromisso? Se o Fábio desistir tudo bem, mas se não desistir, tenho um compromisso com ele’. Foi simplesmente assim”, disse.
Segundo Mendes, na época em que Garcia admitiu o interesse pela Prefeitura de Cuiabá o governador foi até os membros mais próximos de seu grupo político para saber se algum deles tinha esse propósito.
O acordo com o deputado federal foi selado apenas após todos negarem, assim como Botelho.
Atualmente o União Brasil estuda fazer uma pesquisa qualitativa para por fim ao impasse entre Garcia e Botelho. No entanto, o governador tem insistido para que ambos entrem em um consenso sobre quem deve desistir.
Na semana passada os correligionários se encontraram, mas tanto Botelho quanto Garcia não demonstraram a intenção de recuar, situação que coloca o governador favorável à candidatura do deputado federal.
Lealdade
Mendes ainda falou sobre não ter a intenção de voltar atrás em sua palavra após firmar compromissos políticos.
“Os políticos são muito da conveniência pessoal. A gente tem que ter princípio, tem que ter valores, tem que ter palavra, lealdade, gratidão, isso é importante na vida. Esses são alguns valores que procuro ter, preservá-los e praticá-los”.
Leia mais:
Mendes diz que fez compromisso com candidatura de Garcia a prefeito