Mendes: “Melhor programa social é a geração de emprego e renda”
O governador Mauro Mendes (União) defendeu a geração de emprego como uma das melhores estratégias para reduzir a desigualdade social e combater a fome. A fala foi feita durante o Fórum dos Governadores do Consórcio Brasil Central (BrC), em Brasília (DF), nesta terça-feira (23).
“Só a estabilidade econômica e um ambiente que estimula investimentos pode erradicar a pobreza e a fome que tanto nos envergonham”, disse Mendes, que é presidente do consórcio.
“O melhor programa social que temos em Mato Grosso é a geração de emprego e renda, que é o verdadeiro caminho para a dignidade e segurança alimentar”, acrescentou.
Mendes e o ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, assinaram o plano Brasil Sem Fome, em prol da segurança alimentar no país.
O governador também ressaltou a taxa de desemprego de 2,4% no Estado, a segunda menor do país, atrás apenas de Rondônia (2,3%).
De acordo com os padrões econômicos mundiais, taxas abaixo de 3% já indicam pleno emprego na região.
Só a estabilidade econômica e um ambiente que estimula investimentos pode erradicar a pobreza e a fome que tanto nos envergonham
Segundo ele, um país que é potência mundial na produção de alimentos, como o Brasil, deve colocar a erradicação da fome como meta prioritária.
“Pecisamos cuidar daquelas pessoas que não conseguem suprir a necessidade básica, que é a alimentação. O Brasil é uma potência mundial na produção de alimentos e exporta para outras 200 regiões do planeta. É inadmissível que tenhamos dentro do nosso país, pessoas padecendo de fome”, afirmou.
O ministro citou os esforços do Governo Federal em erradicar a insegurança alimentar e a fome até 2030.
“O plano Brasil Sem Fome já começou. Em todos os Estados e no Distrito Federal há um esforço para que a gente possa alcançar cada pessoa que precisa”, disse.
Também acompanharam Mendes no Fórum BrC os secretários de Estado César Roveri (Segurança Pública) e Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão), e a senadora Margareth Buzetti (PSD).
Sobre o Consórcio BrC
O Consórcio Brasil Central (BrC) é uma cooperação entre os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Rondônia, Tocantins, e o Distrito Federal.
Criado em 3 de julho de 2015, tem a visão de promover o desenvolvimento econômico e social da região de forma integrada.
É liderado pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, desde 2022.