“MT decidiu não aumentar imposto e lutamos por isso na reforma
O governador Mauro Mendes (União) afirmou, em entrevista à Rádio Jovem Pan News nesta segunda-feira (15), que o Congresso Nacional acertou a retirar da Reforma Tributária um dispositivo que acarretaria aumento de impostos em diversos estados do País.
Segundo Mendes, mesmo antes da aprovação final do texto, Mato Grosso já havia decidido em não aumentar a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), ao contrário de outros 10 estados brasileiros e do Distrito Federal.
Mauro citou a responsabilidade fiscal adotada pelo Executivo Estadual ao longo dos últimos cinco anos como um dos principais motivos para não elevar o ICMS em Mato Grosso.
“Nós fizemos uma correta gestão fiscal ao longo desses últimos cinco anos e não foi necessário fazer esse aumento de impostos”, afirmou.
Fizemos uma correta gestão fiscal ao longo dos últimos cinco anos e não foi necessário fazer esse aumento de impostos
Mendes afirmou que chegou a comunicar o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, sobre essa posição do Estado, além de pedir a retirada do dispositivo do texto final da reforma.
“Eu claramente decidi que não iria entrar nessa guerra fiscal. Falei com o presidente Lira na Conferência do Clima e disse que o efeito prático imediato da reforma seria o aumento do ICMS em diversos estados brasileiros”, disse.
“Mas ao final, eu aplaudi o presidente porque, sabidamente, a Câmara Federal retirou essa proposta do texto final”, completou.