Nova avenida de Cuiabá vira pista de rachas com carros potentes

Imagens publicadas nas redes sociais flagraram veículos praticando corridas ilegais, conhecidas como “rachas”, em uma nova avenida em Cuiabá. A prática estaria reunindo jovens que, aos finais de semana, vão até o local para participar ou assistir a prática.

 

As imagens foram gravadas na Avenida José Afonso Portocarrero, também conhecida como Av. Dubai, no Bairro Ribeirão do Lipa. A via foi inaugurada pela Prefeitura em março de 2023.

 

Pelas imagens também é possível ver que há pessoas assistindo e encorajando a prática. No vídeo, a pessoa que está filmando diz “Velozes e Furiosos ao vivo aqui”, fazendo referência à franquia de filmes em que são famosas as corridas de carro.

 

Não foi divulgada a data em que o vídeo foi feito, mas a prática estaria sendo realizada com frequência na avenida.

 

Praticar racha é ilegal pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), pois põe em risco a segurança de quem está transitando pela via, e é considerado uma infração gravíssima com a perda de 7 pontos na CNH, multa no valor de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 2 a 8 meses e apreensão do veículo.

 

Acidente na Guia

 

Na última quarta-feira (17), um Porsche pilotada por um empresário e avaliada em quase R$ 1 milhão bateu em outro veículo enquanto supostamente participava de um racha. O acidente ocorreu na Rodovia Helder Cândia, próximo ao distrito da Guia.

 

Segundo a Polícia Militar, a Porsche 911 estava sem placas e três pessoas se feriram no acidente, duas delas sendo encaminhadas ao hospital em estado grave. Os veículos ficaram destruídos após a colisão.

 

Sem denúncias formais 

 

A Polícia Civil informou que a Deletran (Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito) não recebeu nenhuma denúncia de rachas na avenida Dubai e ressaltou que a prática é criminosa.

  

“O crime de racha está previsto no artigo 308 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e prevê pena de detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo para aquele que “participar, na direção de veículo automotor, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística ou ainda de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, não autorizada pela autoridade competente, gerando situação de risco à incolumidade pública ou privada” (Redação dada pela Lei nº 13.546, de 2017)”, diz trecho da nota.

  

Veja abaixo o vídeo:

 

 

Leia também:

 

Porsche com empresário bate após suposto racha em Cuiabá

Mídia News