Policial penal que matou marido vai a júri popular em Cuiabá
A juíza Mônica Perri, da 1ª Vara Criminal de Cuiabá, marcou para o dia 25 de janeiro o júri popular da policial penal Fernanda Sant Ana Silva pela morte do marido, Anaxesandro de Castro Leite, em Cuiabá. O julgamento ocorrerá no Fórum da Capital a partir de 13h30.
O caso ocorreu no dia 19 de dezembro de 2020, no Bairro Jardim Florianópolis. A policial confessou que matou o marido em legítima defesa, tese contestada pelo Ministério Público Estadual (MPE). Ela foi denunciada e pronunciada pelo crime de homicídio simples.
De acordo com a denúncia, os dois mantinham um relacionamento conturbado e com agressões mútuas.
Na data do crime, Anaxesandro teria se irritado com a filha de Fernanda e ameaçado bater nela quando foi interpelado pela irmã da policial.
Nesse momento, ele teria agredido a irmã de Fernanda, que pegou uma faca de serra e golpeou o marido na região da lombar.
A irmã da policial pegou os sobrinhos e saiu da casa.
Logo depois, conforme a denúncia, Anaxesandro também teria saído da residência, momento em que a policial pegou a sua arma e foi atrás dele, fazendo os disparos em seguida.
Ainda segundo a denúncia, embora a policial alegue que a vítima tentara arrancar a arma de fogo de suas mãos e isso a motivou a efetuar os disparos, os laudos da cena do crime e de necropsia não indicam a ocorrência de luta.
Além disso, segundo a denúncia, a versão apresentada por Fernanda encontra-se dissociada do depoimento prestado pela sua irmã, que afirmou que a vítima não lhe agrediu fisicamente.
O MPE ainda apontou na denúncia que o número de disparos que atingiram a vítima, no total de oito, afastam a tese de legítima defesa.