Avião que caiu em MT era experimental e estava regular na Anac

O avião que caiu na manhã desta quarta-feira (12) em Mirassol D’Oeste, matando o advogado Marco Antônio Corbelino, era considerado experimental e estava regular junto aos órgãos fiscalizadores.

 

O monomotor, um Conquest 180 LSA, da Inpaer (Indústria Paulista de Areonaves), foi fabricado em 2013 e tinha situação normal, segundo a Agência Nacional de Aviação (Anac). 

 

Conforme o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Anac, desde agosto de 2023 o Conquest estava em nome da Marco Antônio Corbelino Sociedade Individual de Advocacia, razão social do escritório do profissional, em Cáceres. 

 

Diferente dos modelos da aviação privada e comercial, a matrícula de um avião experimental começa com as letras PU. 

 

Esse tipo de aeronave é mais barata, mas não pode voar sobre áreas densamente povoadas nem exercer atividade comercial.

 

Usado por entusiastas da aviação, esses aviões não estão sujeitos à certificação da Aeronáutica. Em geral são propriedade de pilotos, engenheiros, administradores, na sua maioria autodidatas, que desenvolvem aeronaves de pequeno porte para uso pessoal em voos desportivos ou de lazer.

 

A queda 

 

O acidente aconteceu por volta das 10h20 na zona rural do município de Mirassol D’Oeste.

  

Além do advogado, o piloto da aeronave também morreu. A identidade dele, porém, não foi revelada até o momento.

 

Ainda não se sabe o motivo que levou ao acidente, ocorrido em uma fazenda perto do ponto de decolagem.

 

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Mato Grosso divulgou nota de pesar. 

 



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