Queda de Neri, morte de advogado e policial marcam a semana
A semana em Mato Grosso foi marcada por escândalos político e mortes que causaram comoção. A suspeita de fraude no leilão para importação de arroz custou o cargo do secretário de Política Agrícola Neri Geller (PSD), no Ministério da Agricultura.
Além disso, vereadores de Cuiabá pediram a cassação do colega, Paulo Henrique (MDB), alvo da Operação Raganatela, deflagrada na semana passada
Ainda no domingo (9), o investigador da Polícia Civil Juann Paulo Queiroz de Melo, de 43 anos, e o empresário Kelvin Felipe Jacobowski de Abreu, de 29, morreram após se envolverem em um acidente em Chapada dos Guimarães.
O advogado Marco Antônio Corbalino, 48 anos, e o assistente administrativo, Igor Duarte Marques, 28 anos, morreram precocemente após a queda de um avião experimental monomotor em Mirassol D’Oeste.
Operação Ragnatela e Câmara
Um grupo de sete vereadores de Cuiabá assinou na manhã de segunda-feira (10) o pedido de abertura para uma investigação contra o vereador Paulo Henrique (MDB). O emedebista é um dos alvos da Operação Ragnatela, deflaraga pela Ficco-MT (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado).
Flickr/Câmara Municipal de Cuiabá
O vereador Paulo Henrique, alvo de um pedido de cassação
Ele é acusado de auxiliar organização cremosa a conseguir licenças para realizar shows e eventos em Cuiabá, visando a lavagem de dinheiro da facção.
Na terça-feira (11), Paulo Henrique usou a tribuna da Câmera para avisar que se licenciaria do cargo por um período de 31 dias.
Leia mais
Vereadores pedem processo contra colega por quebra de decoro
Acusado de favorecer facção, vereador pede licença de 31 dias
Nerri Geller exonerado
Neri Geller foi exonerado do cargo de secretário de Política Agrícola, do Mistério da Agricultura, na terça-feira (11).
A exoneração foi publicada após suspeitas de fraude em um leilão realizado pelo Governo Federal para suprir o mercado interno de arroz, por causa das perdas de produção com as enchentes no Rio Grande do Sul.
O estopim para a saída de Neri foi a descoberta que a Foco Corretora de Grãos, que atuou em favor de empresas que levaram 44% dos lotes, pertencia a seu ex-assessor Robson de Almeida França.
Após o escândalo vir à tona, a Polícia Federal abriu inquérito para investigar o leilão.
Leia mais
Suposta fraude em leilão de arroz derruba Neri do governo Lula
PF abre inquérito para investigar leilão no ministério de Fávaro
Acidente em Chapada mata policial e empresário
O investigador da Polícia Civil Juann Paulo Queiroz de Melo, 43 anos, e o empresário Kelvin Felipe Jacobowski Abreu, 29 ano, morreram após um grave acidente no domingo (09) na Estrada da Água Fria, em Chapada dos Guimarães.
As vítimas estavam conduzindo motocicletas com amigos quando se envolveram em um acidente com uma Fiat Toro, conduzida por um idoso, de 68 anos. O motorista do veículo foi encaminhado a uma unidade de saúde e sobreviveu ao acidente. Nas redes sociais as mortes dos motociclistas causaram comoção.
Leia mais
Acidente entre motos e picape mata 2; uma das vítimas era policial
Polícia identifica 2º motociclista morto em acidente em rodovia
Investigador era chefe de operações e estava na PJC há 17 anos
Queda de avião e morte de advogado
O advogado Marco Antônio Corbelino, 48 anos e o assistente administrativo Igor Duarte Marques da Silva, 28 anos, morreram após a queda de um avião de pequeno porte, na manhã de quarta-feira (12), em Mirassol D’Oeste. O veículo monomotor era pilotado por Marco Antônio.
Reprodução
O advogado Marco Antônio Corbelino, que morreu em acidente
As vítimas se deslocavam com um monomotor experimental Conquest 180 LSA, para visitar um cliente do escritório de advocacia de Marco Antônio. O advogado era de família tradicional na área do Direito.
Leia mais
Queda de avião deixa 2 mortos; advogado está entre as vítimas
Advogado morto em acidente era de família tradicional no Direito
Funcionário de escritório é a segunda vítima de queda de avião
Avião que caiu em MT era experimental e estava regular na Anac
Sargento dispara contra Batalhão da PM
A sargento da Polícia Militar Jane Rodrigues Mendes foi filmada disparando contra a 32ª Companhia Independente da PM, em Nova Xavantina, na madrugada de terça-feira (11).
Câmeras de segurança flagram o momento em que a mulher se aproxima do batalhão e realiza os disparos. As informações são que minutos antes do fato, a mulher se desentendeu com o esposo e também PM. Apesar do susto ninguém se feriu.
Presa, ela passou por audiência de custódia, onde foi liberada para responder o inquérito em liberdade.
Leia mais
Câmera flagra sargento fazendo disparo contra batalhão da PM
Juiz suspende porte de arma de sargento que atirou em batalhão
Mortes após confronto com PM
Quatro homens foram mortos em confronto com a Polícia Militar na noite de segunda-feira (10) em Tangará da Serra. Os suspeitos seriam membros de facção criminosa e assaltavam uma residência momentos antes da ação.
Eles foram identificados como Luan Marlon Miranda Souza Gomes, de 21 anos, e Elielton Oliveira dos Santos, de 18 anos. Um homem não identificado e um jovem de 17 anos também estão entre os mortos. Entre os homens, o adolescente chamou a atenção. Ele possui 22 passagens criminais por homídio e é um dos os suspeitos de participar de uma execução filmada, no município de Pontes e Lacerda.
Leia mais
Quatro homens morrem após troca de tiros com PMs em Tangará
Criminoso era suspeito de 22 homicídios; PM liberou nove reféns
Menor morto participou de execução gravada de jovem em MT