Hipertensão arterial tem aumentado entre os jovens, alerta Unimed Cuiabá
Caracterizada pela constante elevação da pressão arterial, a hipertensão é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto e o acidente vascular encefálico (AVE), também chamado popularmente de “derrame” ou “AVC”.
“A doença, que no passado era associada à idade, tem ocorrido com maior frequência, também, entre os jovens”, alerta a cardiologista e cooperada da Unimed Cuiabá, Débora Andrea Castiglioni Alves.
A análise da especialista é comprovada por pesquisa recente da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Segundo o levantamento, 27,6% dos jovens em Cuiabá afirmaram ter hipertensão. No público masculino, com idade entre 18 e 24 anos, o percentual é ainda maior, de 28,3%. Já no feminino, na mesma faixa etária, foram registrados 26,9%.
Fatores como sedentarismo, consumo de alimentos ultraprocessados e ricos em sódio, além da obesidade e inatividade física são agravantes para a doença. “Mesmo com a rotina acelerada precisamos manter o foco. Procurar opções saudáveis para alimentação, inclusão de exercícios físicos na rotina de mínimo de 150 minutos por semana de atividade física de moderada intensidade, orientada por profissionais habilitados, e de acordo com as condições de saúde de cada indivíduo), entre outras medidas saudáveis, é fundamental em todas as idades”, reforça a cardiologista.
A especialista destaca ainda que a doença é silenciosa e que a aferição regular da pressão permite o monitoramento. “Os hipertensos podem não ter sintomas ou não perceberem sintomas discretos. Sinais como dor de cabeça ou uma tontura podem indicar a alteração da pressão arterial. Por isso é tão importante AFERIR regularmente a pressão”.
Os cuidados, como explica a médica, devem ser tomados em todas as faixas etárias, inclusive a população mais jovem. ‘´O aumento no número de jovens hipertensos é um alerta para que possamos fazer a inclusão de hábitos saudáveis precocemente na vida. Praticar atividade física, consumir alimentos saudáveis, manejar o estresse, melhorar a qualidade do sono e evitar consumo de álcool e tabaco são estratégias essenciais para o bem-estar e a saúde integral”, conclui.
CUIDADO INTEGRAL
A Unimed Cuiabá disponibiliza para seus clientes o Viver Bem, setor de medicina preventiva da cooperativa, onde são desenvolvidos programas de atenção integral a saúde. Os programas são desenvolvidos por uma equipe interdisciplinar composta por: médicos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, e fisioterapeutas.
Para clientes dos planos Unimed Cuiabá, hipertensos e maiores de 18 anos a linha de cuidado ofertada é a do programa Sob Controle que atua no desenvolvimento de habilidades, atitudes e comportamentos para o manejo do controle da pressão arterial, melhorando a qualidade de vida do paciente.
Inscrições e mais informações sobre o Viver Bem e os programas de saúde ofertados podem acessadas pelos seguintes canais:
– Telefone: (65) 3612- 8848