Abilio aposta em ‘cinturão de câmeras’ para resgatar segurança em Cuiabá
O candidato a prefeito de Cuiabá, Abilo Brunini (PL) e sua vice tenente coronel Vânia Rosa (Novo), apostam em um grande cinturão de monitoramento, Guarda Municipal armada e maior ostensividade para resgatar a sensação de segurança na capital.
As ações constam no plano de governo dos candidatos, grupo único, que representa a direita na disputa pelo Palácio Alencastro nas eleições deste ano.
“A segurança pública em Cuiabá enfrenta desafios significativos, e exige uma abordagem integrada e eficaz para garantir a proteção dos cidadãos. As ações de facções criminosas, como o Comando Vermelho, expandiram exponencialmente, contribuindo para as altas taxas de homicídios e outros crimes violentos”, explicou Abilio, durante entrevista na Record News e no Grupo Gazeta nesta terça-feira (20).
“A gestão municipal tem todo potencial para contribuir significativamente com a segurança pública, melhorando as ações do Governo do Estado. A sensação de segurança precisa ser devolvida para as famílias cuiabanas. É o que vamos fazer”, pontua a tenente coronel Vânia.
Vânia afirma que é possível implementar maior quantidade de câmeras do programa “Vigia Mais”, em parceria com o Governo do Estado e fechar o cerco contra a criminalidade, furtos de veículos, assaltos e afins.
Os pontos de monitoramento incluem o centro histórico, Morro da Luz, Beco do Candeeiro, Orlas do Rio Cuiabá, parques municipais, calçadões, regiões de comércio, avenidas e zona rural da capital.
“A segurança municipal está minada, fragilizada e sobrecarregada. Parece até que imaginam que ela não é necessária. A falta de iluminação adequada nas ruas e praças aumenta a sensação de insegurança e a criminalidade está em ascensão. As praças, que deveriam ser espaços de lazer seguros, tornaram-se pontos de uso e tráfico de drogas devido à ausência de vigilância”, argumenta Abilio.
O “cinturão de monitoramento”, conforme Abilio, será associado com a ostensividade da Guarda Municipal armada – que também consta no plano de governo – assim como a melhoria da iluminação pública e ações integradas junto as polícias militar e civil, utilizam, inclusive os policiais de folga para aumento de efetivo.
Também será criado o COI (Centro de Operações Integradas) para centralizar a gestão e análise de informações relacionadas à segurança, além da Ronda Escolar, em ação conjunta da Polícia Militar e Guarda Municipal.