Pesquisa que colocava Alex da Farmácia na liderança é suspensa pela Justiça

O juiz eleitoral Arthur Moreira Pedreira de Albuquerque, da 3ª Zona Eleitoral de Rosário Oeste, suspendeu, em tutela de urgência, a pesquisa eleitoral que colocava o atual prefeito, Alex Steves Berto, conhecido como Alex da Farmácia (União), com 38,79 % dos votos. A ação foi movida pelo adversário do prefeito, Mariano Balabam (PSB), contra o Sistema Brasil de Ciências, Tecnologia e Dados Ltda, que realizou o levantamento. A decisão é desta segunda-feira, 19 de agosto.

A coligação “Rosário Oeste Somos Todos Nós”, formada pelos partidos PSB, PRD e PP, alegou que o levantamento não apresentou relatório que mostrasse os resultados financeiros do ano anterior à eleição, o que é um requisito para a validade da pesquisa. Além disso, não especificou a data em que foi realizada as entrevista com os eleitores.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

O juiz acatou o pedido, suspendendo a divulgação da pesquisa nos meios de comunicação e determinando a retirada do levantamento divulgada em outros veículos. Além disso, fixou multa diária caso a decisão seja descumprida.

“Imediata SUSPENSÃO da pesquisa MT-02162/2024, devendo ser retirada dos meios de comunicação onde já foi divulgado, bem como fica a representada proibida de repassá-la a qualquer órgão de comunicação, sob pena de multa diária”, diz a dezembro



Estadão MT