Evento celebra o Dia do Poeta Mato-grossense com abertura de nova exposição
A Casa de Cultura Silva Freire realiza nesta sexta-feira (20.09), às 20h, o evento “Setembro Freire 2024: a Casa na Rua”, para comemorar o Dia do Poeta Mato-grossense, celebrado em razão do aniversário do poeta Benedito Sant’Anna da Silva Freire.
A atividade integra o programa de difusão do ponto de cultura, que conta com o fomento da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
O evento marca o lançamento da nova expografia da exposição permanente que apresenta um recorte da vida e obra de Silva Freire, além de objetos pessoais do poeta e documentos do acervo. Também haverá palco livre para declamações e a inauguração da fachada da instituição.
Para Larissa Silva Freire, diretora-geral da Casa Silva Freire, a nova edição do Setembro Freire objetiva tornar a instituição mais conhecida e potencializar o programa educativo em andamento.
“Inaugurar a placa com a logomarca e número na fachada da Casa Silva Freire, além de possibilitar ser um espaço mais conhecido e visitado pelo público, marca a presença de uma casa de cultura na rua e na cidade. Esta logomarca, criada pelo poeta visual Wlademir Dias-Pino, representa a parceria entre dois amigos de infância: Silva Freire e Wlademir Dias-Pino, ambos fundadores do Intensivismo”, afirma Larissa.
O evento “Setembro Freire 2024: a Casa na Rua” acontece na sede da Casa de Cultura Silva Freire, que fica na rua Cândido Mariano, 707, no Centro Histórico de Cuiabá.
Dia do Poeta Mato-grossense
A data foi instituída pela lei estadual 8.906/2008 em homenagem ao nascimento de Benedito Sant’Ana da Silva Freire.
O poeta mato-grossense nasceu em 1928, no Porto de Fora, vila próxima à Mimoso, distrito de Santo Antônio do Leverger, mas foi registrado em Cuiabá, onde viveu até os 62 anos. Faleceu em 11 de agosto de 1991.
Além de poeta, Silva Freire foi jornalista cultural, advogado e professor titular do Departamento de Direito da UFMT.
Colaborou para a formação cultural brasileira e para a história política, educacional e literária mato-grossense, chegando a ser preso e cassado em seus direitos políticos pela ditadura militar.