Seccionais do interior criticam presidente da OAB por se “apossar” de ideia
Presidentes de 29 subseções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) dos 142 municípios do estado são os autores da proposta de democratizar a eleição da instituição que em 2024 será realizada, pela primeira vez, no formato on-line. Alguns deles procuraram o jornal Estadão Mato Grosso para criticar a postura da atual presidente da presidente da Seccional Mato Grosso, Gisela Cardoso, por se “apossar” da ideia deles.
“Considerando a perspectiva da agilidade da coleta de votos nas eleições institucionais previstas para o segundo semestre do ano em curso, como garantia da ampliação da participação democrática dos advogados e advogadas do interior do estado, visando, ainda a comodidade da advocacia do Estado e, ainda, considerando que muitas subseções são responsáveis por mais de uma comarca (são 29 subseções para 142 municípios) e que tais comarcas são distantes uma das outras, implicando em dificuldade da participação da advocacia em sua plenitude no pleito que se avizinha requer a V.Exa, diante dos termos do parágrafo 1o. do art. 10. do referido diploma legal, que o pleito seja realizado em sistema de votação mediante plataforma on-line ou de forma híbrida”, consta no documento encaminhado à Gisela Cardoso no último dia 17 de maio de 2024.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Em um texto encaminhado para a imprensa mato-grossense, Gisela diz claramente que a pauta sempre foi defendida por ela. “Essa é uma pauta que eu sempre defendi para Mato Grosso. Esta é uma reivindicação da nossa gestão desde o início. A eleição online é segura, dá maior agilidade e garante a participação efetiva de um número maior de advogadas e advogados de todo Mato Grosso. É uma conquista e me sinto muito honrada por termos conseguido esse avanço”, diz a advogada que preside a instituição.
As eleições na OAB-MT estão previstas para serem realizadas na segunda quinzena de novembro de 2024. Os advogados, inscritos na OAB-MT, que estiverem regularizados até 30 dias antes das eleições, estarão aptos a votar no mês de novembro. A empresa responsável pelo processo de eleição on-line foi credenciada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados, que avaliou critérios técnicos cujo sistema eletrônico é idôneo e auditável. Quem estiver apto a votar poderá fazê-lo com o Certificado Digital ou através de login e senha (pin de votação).
Para os advogados que forem utilizar login e senha para votação, é necessário estar com seu cadastro atualizado, especialmente endereço de e-mail e número de telefone celular.
VEJA DOCUMENTOS: