Sem consenso, Zuquim e Giraldelli registram candidatura no TJ
Os desembargadores José Zuquim Nogueira e Gilberto Giraldelli se inscreveram para a eleição interna que definirá o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso no biênio 2025/2026.
O prazo para inscrições termina nesta sexta-feira (20), às 19h.
Com os dois nomes fica descartada a possibilidade de um consenso em torno de uma candidatura única. A ideia havia sido levantada por alguns desembargadores como uma forma de evitar maiores desgaste ao Judiciário, frente ao afastamento dos desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho por decisão do Conselho Nacional de Justiça.
Para a vice-presidência estão inscritas as desembargadoras Serly Marcondes Alves e Nilza Maria Pôssas de Carvalho.
Já para a corregedoria-geral, os nomes colocados são dos desembargadores Rui Ramos Ribeiro e Mário Roberto Kono de Oliveira.
A eleição ocorrerá no dia 10 de outubro às 13h30, de forma híbrida. Apenas desembargadores podem votar.
Após o prazo para registro das candidaturas será expedido um novo edital com o nome dos candidatos inscritos para os respectivos cargos e publicado no Diário da Justiça Eletrônico.
A posse dos membros eleitos ocorrerá no dia 19 de dezembro e a entrada em exercício, em 1º de janeiro de 2025.
Órgão Especial
Na mesma sessão, também haverá a eleição para preenchimento das vagas do Órgão Especial, bem como das Comissões Permanentes do Tribunal de Justiça, diretor, vice-diretor, o Conselho Consultivo da Escola Superior da Magistratura e presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais.