Cidade mais nova de MT elege primeiro prefeito e vereadores
A cidade mais nova de Mato Grosso realizou neste domingo (6) a primeira eleição de sua história, elegendo prefeito e vereadores, que governarão a cidade a partir de 1° de janeiro de 2025.
Boa Esperança do Norte (355 km de Cuiabá) foi emancipada em outubro de 2023 por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).
O município elegeu Calebe Francio (MDB) como o seu primeiro prefeito da história. Ele derrotou Demétrio (DC) por 56,03% (1.937 votos) a 43,97% (1.520 votos).
Mesmo com polêmicas envolvendo seu nome, o emedebista conseguiu se eleger. Em julho, vieram a público vídeos em que ele aparece agredindo verbal e fisicamente a sua então esposa.
Ele já era subprefeito e contava com o apoio de grande parte de produtores rurais de Sorriso. Calebe também é filho de Alberto Francio, pioneiro da hoje cidade emancipada.
Até dezembro, a cidade ainda permanece sob a administração da prefeitura de Sorriso. Com população de quase 13 mil habitantes, a cidade tinha 4.243 eleitores aptos a votar.
A abstenção no pleito foi abaixo da média do estado e da nacional. Foram 732 pessoas que se abstiveram, o que corresponde a 17,25% do eleitorado da cidade.
Câmara de direita
A Câmara de Vereadores eleita é formada quase totalmente por nomes de partidos de direita. As maiores bancadas serão do Democracia Cristã (4 eleitos), MDB e União Brasil (2 eleitos), além de um do PL, fechando os nove ocupantes do legislativo.
Veja os vereadores eleitos:
Sidiney Piratininga (DC) – 356 votos
Professora Daniely Peters (DC) – 207 votos
Professor Wellington (União) – 185 votos
Marcão de Boa Esperança (MDB) – 162 votos
Pepe da Piratininga (União) – 160 votos
Olenil Lino (MDB) – 157 votos
Andre da Adf (PL) – 156 votos
Professora Joana (DC) – 111 votos
Izaqueu Andrade (DC) – 102 votos