Ex-secretário acusado de tráfico é liberado para votar na esposa

A Justiça Federal autorizou o ex-secretário de Estado de Ciências e Tecnologia, Nilton Borges Borgato, viajar para o município de Glória D’Oeste para votar nas eleições municipais. 

 

O despacho é assinado pelo juiz Fábio Moreira Ramiro, da 2ª Vara Federal Criminal de Salvador.

 

Diante da proximidade do pleito eleitoral, aprecio o pleito sem oitiva do MPF e defiro o deslocamento do requerente

Nilton cumpre medidas cautelares desde fevereiro após ser solto acusado de tráfico internacional de drogas. Ele foi alvo da Operação Descobrimento, deflagrada em abril de 2022 pela Polícia Federal. 

 

A esposa do ex-secretário, Gheysa Borgato (PSD), é prefeita de Gloria D’Oeste e disputa a reeleição. 

 

“Diante da proximidade do pleito eleitoral, aprecio o pleito sem oitiva do MPF e defiro o deslocamento do requerente Nilton Borges Borgato para o município de Gloria D’Oeste/MT, a fim de participar das eleições municipais, nos dias 05 e 06 de outubro.Comunique-se à Central de Monitoramento de Cuiabá/MT”, despachou o magistrado. 

 

A operação desarticulou um grupo acusado de enviar entorpecentes para a Europa. Borgato é acusado de ser um dos “cabeças” do esquema.

 

Além dele, que foi preso em Cuiabá, a PF cumpriu mandados de prisão contra o lobista Rowles Magalhães, que foi preso em São Paulo, e a doleira Nelma Kodama, primeira delatora da Lava Jato, que chegou a ser condenada naquela operação. 

 

Atualmente, os três estão em liberdade provisória.

 

As investigações começaram após a apreensão de 535 kg de cocaína em um jato executivo pertencente a uma empresa portuguesa ligada a Rowles Magalhães, em fevereiro do ano passado, em Salvador. 

 

Conforme a PF, a partir de então foi possível identificar a estrutura da organização criminosa atuante nos dois países, composta por fornecedores de cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares (responsáveis pela abertura da fuselagem da aeronave para acondicionar o entorpecente), transportadores (responsáveis pelo voo) e doleiros (responsáveis pela movimentação financeira do grupo).



Mídia News