Governador defende fim do Ibama e culpa autarquia federal por “embaraço logístico”
Ao comentar sobre o andamentos das obras de pavimentação da BR-158, o governador Mauro Mendes (União) disse que falta efetividade e criticou o a existência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).
A obra é realizada pelo Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). A pavimentação do primeiro trecho é de 12 quilômetros da BR.
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“Há poucos dias, nós tivemos uma reunião com o ministro da infraestrutura, Renan Filho, e eu cobrei novamente uma posição. Ele me disse que estava tendo alguns problemas no licenciamento com o Ibama e que estaria resolvendo isso e que estaria dando sequência nas obras, mas, nós precisamos de mais efetividade, porque essa mesma posição já nos foi trazida há mais de um ano”, comentou o governador.
Ainda, que os licenciamentos ambientais deveriam ser realizados pelos estados. “Temos que reconhecer que o Ibama não tem sido ao longo de décadas um órgão eficiente nesse país. E eu já disse e volto a repetir, na minha opinião, tinha que extinguir o Ibama e fazer todos os licenciamentos ambientais pelos estados brasileiros”, complementou.
Sobre a rodovia – A rodovia BR-158 é um importante corredor logístico responsável por escoar a safra de Mato Grosso para os portos do chamado Arco Norte, no Estado do Pará, de onde a produção de soja, milho e algodão é exportada para o mercado internacional. Cerca de 2 mil carretas trafegam por dia pela estrada que corta o trecho da reserva – o único trecho da BR-158/MT ainda não pavimentado.
O empreendimento, terá um investimento superior a R$ 670 milhões e vai solucionar um gargalo logístico histórico no estado.
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