MPE abre inscrição para procurador-geral; escolha é de Mendes

O Ministério Público Estadual (MPE) abriu as inscrições para os interessados no cargo de procurador-geral de Justiça no biênio 2025/2026.

 

De acordo com o ato convocatório, publicado nesta quarta-feira (16) no Diário Oficial, as inscrições devem ser feitas num prazo de cinco dias úteis, ou seja, até a próxima quarta-feira (23).

 

A formação da lista tríplice será votada entre os dia 1º e 4 de dezembro, com o resultado marcado para sair também no dia 4.

 

Em seguida, os nomes serão enviados ao governador Mauro Mendes (União), a quem cabe a decisão final.

 

Pelo menos três membros já manifestaram interesse no cargo. São eles: o ex-procurador-geral José Antônio Borges, o promotor de Justiça Carlos Eduardo Silva e o também promotor Rodrigo Fonseca Costa, que é apoiado pelo  atual procurador-geral, Deosdete Cruz Júnior.

 

No comando da instituição desde 2023, Deosdete poderia ir à reeleição, mas desistiu de concorrer e seu mandato termina no início do ano que vem.

 

Deosdete teria interesse na vaga do desembargador Guiomar Teodoro Borges, que se aposenta em abril de 2025 de maneira compulsória por completar 75 anos.

 

Borges ingressou na Corte estadual em 2005 pelo Quinto Constitucional destinado ao Ministério Público Estadual.

 

Além do cargo de procurador-geral de Justiça, também foi feito ato convocatório para o a escolha do novo corregedor-geral do Ministério Público e para o Conselho Superior do MPE. 

 

O Conselho Superior possui como integrantes nove procuradores de Justiça, além de dois membros natos, sendo o procurador-geral de Justiça e o Corregedor-Geral do ME.

 

 



Mídia News