MT é o 2º estado com mais golpes digitais do país, diz pesquisa

Mato Grosso é o segundo estado brasileiro com mais ocorrências de golpes digitais, com 28% da população dizendo que já foi vítima de algum golpe na internet. O Estado perde somente para São Paulo, onde 30% foram lesados.

 

Os dados são do Instituto DataSenado, em parceria com o Nexus. A pesquisa ouviu 21 mil pessoas em todo o país.

 

A pergunta que os pesquisadores fizeram foi se os entrevistados perderam dinheiro em algum crime digital nos últimos doze meses, o que torna o dado ainda mais alarmante por se tratar de golpes somente no último ano.

 

A maioria das vítimas dos golpistas em Mato Grosso foram pessoas que ganham até dois salários mínimos. Quanto à idade, a maioria tem de 16 a 29 anos, de forma contrária ao senso comum de que idosos são as maiores vítimas. A explicação é que eles têm menos contato com os aparelhos digitais e ainda preferem métodos tradicionais.

 

No cenário nacional um em cada quatro brasileiros já perdeu dinheiro em golpes. O estudo avalia se as pessoas perderam dinheiro em três tipos de golpe: clonagem de cartão, invasão de contas bancárias e fraudes na internet, que são alguns dos mais comuns.

 

Crimes no estado

 

No estado, a DRCI (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos), que enfrenta os crimes de estelionato cometidos por meio de plataformas digitais, bloqueou mais de R$ 970 mil subtraídos de vítimas somente no primeiro semestre deste ano.

 

Em entrevista recente ao MidiaNews, a delegada titular da DRCI, Juliana Chiquito, comentou sobre os golpes virtuais.

 

“É perceptível para nós da Segurança Pública e para todos os cidadãos, todo mundo hoje sabe de alguém caiu num golpe. É muito mais factível esse tipo de crime do que se falar tanto num crime de roubo, num crime de furto”, disse.

 

Para atender a demanda cada vez maior de vítimas no estado, a DRCI conta hoje com um chat bot que atende as vítimas via WhatsApp.

 

“Quando acontece um golpe, você fica sem saber o que fazer, então nada melhor do que um passo a passo. Essa ideia, que foi simples, ajudou bastante e as pessoas demandam bastante o nosso WhatsApp, com esses atendimentos automáticos que são 24 horas por dia, sete dias por semana”, disse a delegada.

 

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