Paciente desmaia esperando atendimento em UPA de Cuiabá
Um paciente passou mal na noite de segunda-feira (30), enquanto aguardava atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Cuiabá.
Vídeo gravado por pacientes do local mostra o momento em que o homem, de identidade não revelada, desmaia na sala de espera da unidade de saúde.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que o caso ocorreu por volta das 21h.
A Pasta informou que, após finalizar o cadastro na recepção da unidade, o paciente foi se sentar na sala de espera para passar pela triagem e verificar o nível de urgência do atendimento, momento em que passou mal e precisou de assistência.
“O paciente chegou por volta das 21h, fez seu cadastro na recepção e aguardava para passar pela triagem. Logo após se sentar, ele teve um episódio de hipoglicemia e caiu no chão”, diz um trecho da nota.
Na gravação que circula pelas redes sociais, é possível ouvir uma das pacientes sinalizando que há apenas um profissional realizando o atendimento na triagem do local.
Uma das enfermeiras da unidade foi acionada e, com o auxílio de outros pacientes, levou o homem a uma sala para atendimento.
Após apresentar melhora no quadro de saúde, ele foi medicado e liberado da unidade.
“O paciente recebeu atendimento imediato, foi medicado e, após apresentar melhora clínica, foi liberado”, finaliza o documento da SMS.
Veja vídeo
Veja nota da SMS
A respeito do vídeo que está circulando nas redes sociais sobre um incidente na UPA Morada do Ouro, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS esclarece:
-Não houve qualquer negligência por parte dos profissionais da unidade no atendimento ao paciente.
-Conforme relatado pela coordenação da UPA, o paciente chegou por volta das 21h, fez seu cadastro na recepção e aguardava para passar pela triagem.
-Logo após se sentar, o paciente teve um episódio de hipoglicemia e caiu no chão.
-O atendente da recepção chamou a enfermeira da triagem e prestou assistência ao paciente, como mostrado no vídeo. Durante esse tempo, outra pessoa na unidade ajudou o paciente, o pegando no colo e levando-o até a sala do médico.
-O paciente recebeu atendimento imediato, foi medicado e, após apresentar melhora clínica, foi liberado.