Polícia Federal mira invasores de terra indígena por desmatamento ilegal
A Polícia Federal, PRF, IBAMA e FUNAI realizaram nos dias 12 a 14/10, ações de fiscalização e combate ao crime ambientais praticados no interior da Terra Indígena Tereza Cristina, localizada no município de Santo Antônio do Leverger.
O objetivo da fiscalização é a repressão aos ilícitos ambientais de desmatamento, pesca ilegal e usurpação de bens da União no interior da Terra Indígena.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
No decorrer da operação, houve a detenção de uma pessoa, em posse de 54 quilos de peixe em um veículo que se encontrava no interior da Terra Indígena. O investigado foi autuado por pesca ilegal e foi liberado, mediante o pagamento de fiança. Além disso, os órgãos policiais e de fiscalização verificaram o desmatamento de grandes áreas no interior da Terra Indígena.
A Polícia Federal, em conjunto com a PRF, o IBAMA e a FUNAI, tem intensificado, cada vez mais, ações de combate a crimes ambientais no interior de Terras Indígenas em Mato Grosso, visando sobretudo a proteção dos povos originários e do meio ambiente.
Após o encerramento das atividades em campo, as investigações prosseguirão, a fim de identificar os financiadores da atividade ilegal e descapitalizar as organizações criminosas ali presentes, que ao propiciar o desmatamento, financiam diretamente a degradação do meio ambiente, dizimam a população indígena na região, poluem os rios que abastecem os Municípios, gerando um enorme dano social, além do desequilíbrio no mercado financeiro.