Prisões da Polinter crescem 146% no 3º trimestre de 2024
A Gerência Estadual de Polinter e Capturas, da Polícia Civil efetuou a prisão de 96 foragidos da Justiça no terceiro trimestre de 2024, o que representa um aumento de 146% nas prisões realizadas em relação a 2023.
No último trimestre foram cumpridas 24 prisões em julho, 31 em agosto e 41 em setembro. No mesmo período do ano passado a equipe cumpriu 12 prisões em julho, 21 em agosto e 6 em setembro, totalizando 39 prisões.
As ordens de prisões preventivas, temporárias e condenações decretadas pelo Poder Judiciário foram cumpridas nas ações deflagradas na região metropolitana de Cuiabá e no interior do Estado.
Esses dados foram verificados pela Diretoria de Atividades Especiais durante correição, que ocorre periodicamente em todas unidades da instituição, para acompanhar a regularidade e eficácia dos procedimentos policiais realizados.
Um dos procedimentos de trabalho da Polinter é a realização de diligências, investigações e levantamentos prévios de informações que possam identificar o paradeiro de pessoas consideradas foragidas, além de monitoramentos, campanas e vigilâncias para efetivar as prisões dos alvos.
A delegada titular da Polinter, Silvia Pauluzi, destacou o importante apoio que a unidade recebe da Diretoria de Atividades Especiais, sempre que necessário, visando a qualidade dos serviços prestados à sociedade.
Para o diretor de Atividades Especiais (DAE), delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, esse resultado demostra que a Gerência possui uma equipe comprometida e dedicada. Ele ainda ressaltou o empenho da delegada Silvia Pauluzi, que buscou a modernização da unidade.
De acordo com o delegado, com auxílio da Diretoria Geral, através da Coordenadoria de Tecnologia de Informação (COTI), foi possível implementar as cartas precatórias 100% digital, expandindo esse modelo para outros Estados, assim agilizando o processo e permitindo que a Polinter tivesse mais tempo para atender as outras demandas. Uma delas é o cumprimento de mandados de prisão.
“A excelente produtividade da Polinter, em especial nesses três meses, deixar claro o empenho dos servidores, que também buscam a integração com as demais forças de segurança para alcançar os objetivos e cumprir com as obrigações legais e atribuições previstas no Estatuto da Polícia Civil”, finalizou Vitor Hugo Bruzulato.