Arquiteto quer recuperar córregos e ser “radical” na arborização

O arquiteto e urbanista José Afonso Portocarrero aceitou o convite do prefeito eleito Abilio Brunini (PL) para comandar a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá. Ele garantiu fazer uma “gestão radical” para que a Capital volte a ter o título de Cidade Verde.

 

Os córregos são artérias de vida da cidade e que, ao longo desse crescimento populacional muito agressivo e absurdo que tivemos, acabaram se transformando em canais de esgoto

Em entrevista ao MidiaNews nesta sexta-feira (1), Portocarrero afirmou que uma de suas prioridades são os córregos, que ele classifica como “artérias de vida da cidade” e que se tornaram esgotos devido à falta de uma política urbanística.

 

“A questão dos córregos é importantíssima. Os córregos são artérias de vida da cidade e que, ao longo desse crescimento populacional muito agressivo e absurdo que tivemos, acabaram se transformando em canais de esgoto. O nosso principal córrego, a Prainha, ninguém conhece mais porque é uma avenida coberta na tamponada”, analisou.

 

Ele também falou sobre a necessidade de plantio de árvores. 

 

“A cidade tem o nome de Cidade Verde e isso pode ser encampado de uma forma inteligente, cidadã. Devemos ser radicais nessa direção da arborização. Hoje você vê quintais verdes, mas lugares da cidade com poucas árvores nas ruas. É uma possibilidade de contribuir com a minha cidade, que hoje é um aglomerado de quase 800 mil pessoas”, considerou

 

O arquiteto disse que aceitou o convite para compor o secretariado na manhã desta sexta-feira (1) em uma conversa por telefone com Abílio, que também é arquiteto. Ele ainda contou que detalhes sobre o planejamento de metas da secretaria devem ser estabelecidas no começo da semana que vem.

 

“Vejo com grande satisfação ter um prefeito arquiteto. Hoje a cidade tem um porte que nunca teve e espero que possamos fazer uma boa dupla. Vou me dedicar a isso com o máximo da minha possibilidade”, disse.

 

Relação com Abilio

 

TV Assembleia MT

José Afonso Portocarrero.

Portocarrero disse que conheceu Abílio na sede do Conselho Federal de Arquitetos em Brasília

 

Portocarrero contou que conheceu Abilio em 2022. Segundo o urbanista, como deputado federal o prefeito eleito apoiava as causas da profissão no Congresso Nacional. Neste mesmo período Portocarro estava atuando no Conselho de Arquitetura e Urbanismo, cuja sede fica em Brasília.

 

“Há dois anos eu era do Conselho em Brasília. Ele é deputado federal e apoiava nossas causas. Então, durante esse período, nós tivemos uma aproximação maior por conta dessas relações. O planejamento urbano tem um peso muito importante para as cidades brasileiras”, relatou.

 

O arquiteto contou que o convite para compor o secretariado surgiu durante a campanha eleitoral, quando ele ajudou a elaborar o Plano de Governo.

 

“Ele já tinha feito o convite, vínhamos trabalhando juntos na campanha. Discutimos sobre a cidade, e fico muito contente de ele poder ter finalmente me incluído nesse grupo”, completou.

 

Especialização na Alemanha

 

José Afonso Portocarrero tem 73 anos e é formado em Arquitetura pela pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos. Embora tenha nascido em Bela Vista (MS), ele diz que suas raízes são cuiabanas, pois mora na Capital desde os nove anos.

 

Além disso, completou uma especialização em Planejamento Urbano na Alemanha. Posteriormente, fez mestrado em Habitação Indígena pela UFMT e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). 

 

Durante 41 anos ele foi professor da UFMT, seu último local de trabalho antes de se aposentar. Portocarrero ainda é autor do livro Tecnologia Indígena em Mato Grosso, que foi premiado no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, no ano de 2011.

 

 



Mídia News