Como nasceu politicamente Eliene Liberato?
Eliene Liberato é professora e acompanhava as ações políticas em Cáceres junto ao ex-prefeito Doutor Antônio Fontes, conhecido por fazer uma excelente administração em Cáceres no passado. Logo Eliene teve uma participação mais efetiva junto ao ex-prefeito Túlio Fontes, o qual foi prefeito por dois mandatos.
Eliene Liberato sempre foi uma mulher de apontar suas opiniões nas reuniões de trabalho em prol de ações de desenvolvimento de Cáceres.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Em 2011, Tulio Fontes era prefeito, no seu segundo mandato, o grupo político destacou para as eleições de 2012 para prefeito, o nome de Eliene Liberato como uma liderança que surgia a realidade da época e seria um nome para ganhar a eleição. Em 2012, tinha dois nomes destacando, Francis e Leonardo, dessa forma, Eliene humildemente aceitou ser vice-prefeita do Francis e concorrer pela primeira vez numa eleição municipal em 2012.
Eliene Liberato em 2012, tendo seu público de mulheres, ajudou a decidir a eleição de prefeito em favor do Francis Maris. A Eleição entre Francis (21.630 votos) e Leonardo (21.318 votos) teve pouca diferença de 312 votos. Eliene nessa eleição se destacou liderando os grupos de mulheres em centenas de reuniões e com o seu posicionamento sério. Se Eliene estivesse apoiando Leonardo Albuquerque, Francis não seria prefeito.
Em 2016, Francis Maris já tinha uma pequena rejeição pelo seu perfil soberbo de pouco diálogo, e novamente Eliene Liberato, sua vice, entra em cena no campo político sendo candidata a vice-prefeita para ajudar a reeleição do Francis, o qual saiu vitoriosa. Novamente Eliene decidiu eleição em Cáceres.
Eliene Liberato no segundo mandato de vice-prefeita, intensificou mais suas idas e vindas em buscas de recursos em Cuiabá, junto a Assembleia Legislativa, junto ao Governo do Estado e junto ao Governo Federal, isso lhe permitiu ganhar mais visibilidade política e trazer grandes resultados para melhorar a cidade.
Em 2020, Eliene Liberato vê ingratidão sobre todos os seus trabalhos em prol de Cáceres e falta de companheirismo por parte do prefeito na época, Francis Maris, e sai a candidata a prefeito de Cáceres. Eliene foi injustiçada pelo grupo do Francis, onde lançaram o ex-diretor da autarquia das águas Paulo Donizete.
A Eleição de 2020 não foi fácil para Eliene Liberato, onde o grupo do prefeito na época, Francis Maris, buscava desconstruir o nome dela, e com isso, o nome novo do Engenheiro Nakamoto foi se destacando como um futuro gestor. Eliene Liberato mais política que Nakamoto, soube conduzir uma campanha que atingisse mais a sociedade e fez ela ser a mais votada na eleição de 2020 e ganhar a eleição.
Eliene teve 38,16% (15.881 votos) e derrotou Engenheiro Nakamoto, que ficou em segundo lugar com 26,95% (11.215 votos). O Candidato Paulo Donizete (PSDB), apoiado na época pelo prefeito Francis, foi humilhado nas urnas com os míseros 13,11% (5.088 votos).
Eliene Liberato assume a prefeitura em 2021 e inova as ações na gestão. Em 2021 e 2022 foi marcado pelo período de pandemia do Corona Virus, onde a gestão Eliene teve o foco na saúde. Após 2022, Eliene inova ações com o maior programa de asfaltamento de bairros, expansão de ações por parte da autarquia Águas Pantanal nos bairros. Na educação, Eliene revoluciona a história de Cáceres, climatizando as salas de aulas e reformando várias escolas municipais. A Infraestrutura de Cáceres começa a melhorar em diversos pontos. A Ação Social tem destaque com uma atenção maior. Outro setor que desenvolveu muito foi as ações na Agricultura. Eliene pegou a Unidade Pronto Atendimento, UPA, instalada de forma incompleta pelo ex-prefeito Francis, logo Eliene tratou de colocar em funcionamento o aparelho de RAIO X e credenciar a UPA no Ministério da Saúde, recebendo recursos federais. Novas Unidade Básica de Saúde são construídas em Cáceres. Creches em diversos bairros também foram priorizadas na gestão Eliene. As ações na gestão Eliene são inúmeras, mesmo tendo iniciado a gestão com dois anos de pandemia do Coronavírus.
Em 2024, Eliene Liberato analisa pedidos por parte da população para ir à reeleição e aceita o desafio de continuar estruturando a cidade rumo ao desenvolvimento. As Convenções definem 3 candidaturas, sendo Eliene Liberato (PSB), o médico Sérgio Arruda (PP) que teve o vice indicado pelo PT e o ex-prefeito Francis que comandou a cidade por 8 anos e escolheu o vice do MDB. A Campanha iniciou com ataques a honra, mentiras e fake News junto a pessoa de Eliene Liberato, e sua coordenação jurídica agiu rápido ganhando várias ações judiciais contra o ex-prefeito Francis e o médico Vicente Palmiro.
No dia 6 de outubro, dia da eleição, dia de aniversário da cidade, o povo na sua maioria decidiu o que era melhor para o futuro de Cáceres e escolheu as melhores propostas para administrar a cidade, e Eliene Liberato foi a vitoriosa tendo uma votação histórica de 23.286 votos, 52,06% dos votos válidos e seu maior adversário que promoveu diversas fake news teve apenas 13.482 votos, 30,14% dos votos válidos.
Eliene Liberato iniciará o ano de 2025 com uma nova política de gestão, aprimorando as ações para alcançar melhores resultados de serviços para aumentar a qualidade de vida da população. Além de administrar a cidade, Eliene tem uma missão importantíssima de coordenar dois projetos de representações para 2026 para que Cáceres eleja um deputado estadual e um deputado federal, através do seu grupo político, para que nomes aliados possam estarem na Assembleia Legislativa e Câmara Federal trazendo mais recursos do Governo do Estado e Governo Federal.
Um novo tempo surgindo em Cáceres, liderado pela atual prefeita Eliene Liberato, dará a Cáceres grandes resultados, melhorando a economia, gerando empregos, melhorando a saúde, educação e a infraestrutura nos bairros.