VÍDEO: Abilio diz que não excluiu Chico, mas defede que o momento é das mulheres na Câmara
O prefeito eleito Abilio Brunini (PL) afirmou que não está contra o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Chico 2000 (PL), que se disse excluído pelo partido no processo de montagem da chapa da próxima Mesa Diretora da Casa de Leis. Aos jornalistas, Abílio afirmou que apenas defende ‘outras pautas’, como uma Mesa Diretora formada apenas por mulheres para o biênio 2025/26.
Na última quinta-feira, 7, Chico revelou aos jornalistas que se sente excluído pelo Partido Liberal, pois não foi convidado para as reuniões que debatem a eleição da Mesa Diretora.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Não é que eu não convidei ele pra fazer essa composição. Entenda bem, a gente tem um momento único, uma oportunidade única de ter uma Câmara eleita com 7 mulheres, ou 5 mulheres. Não é desvalorizar o Chico nem nada, é dar oportunidade para que outras pessoas possam ter esse espaço. […] Não é ser contra o Chico, é a favor de outra pauta, de uma pauta que é a participação da mulher na política”, afirma.
Atual presidente da Câmara, Chico planejava buscar a reeleição e esperava contar com o apoio de seu partido, que terá uma das maiores bancadas no Legislativo a partir do próximo ano. Porém, Abílio afirmou publicamente sua preferência pela estreante Paula Calil (PL) na presidência. Com isso, Chico se sentiu excluído pelos novatos e revelou que a ‘mágoa’ começou quando ele foi destituído da presidência municipal do Partido Liberal, em agosto de 2023, quando ainda sonhava em se lançar como pré-candidato a prefeito.
Abilio argumentou que o momento é outro, é ‘o momento das mulheres’. O prefeito eleito afirma que quer mudar o apelido da Câmara, de “Casa dos Horrores” para “Casa das Mulheres”, e por isso aposta em uma chapa composta apenas pelas vereadoras eleitas.
“Agora, entenda, é um momento único da Câmara deixar de ter o apelido de Casa dos Horrores e ter o apelido de Casa das Mulheres também. Eu sou fã de você ter uma história marcada desse jeito. Há quantos anos a Câmara não tem uma presidente mulher? Há quantos anos a Câmara não tem uma participação de protagonismo das mulheres lá na Câmara?”, questiona.
NO EXECUTIVO
Além de defender a pauta das mulheres na Câmara, ele também defende o aumento da participação das mulheres na prefeitura. Abilio disse que está convidando diversas mulheres competentes para compor as secretarias. Segundo ele, essa escolha é influência das mulheres que já estão com ele.
“Se você observar o secretariado que a gente tá montando, a gente tá montando pessoas técnicas e valorizando a participação das mulheres. Isso se dá muito porque a Samanta tem me inspirado muito nesse sentido. A Samanta tem me orientado muito nesse sentido. A Vânia também tem trazido essa participação feminina muito mais ativa”, concluiu.