Diplomada, Flávia quer enxugar a máquina e pôr VG “nos trilhos”
A prefeita eleita de Várzea Grande Flávia Moretti (PL) afirmou na noite desta terça-feira (17) que sua gestão fará um amplo enxugamento da máquina pública e prometeu reorganizar a administração.
Os cargos comissionados do Kalil serão todos exonerados automaticamente no dia 31 de dezembro
A declaração ocorreu após a cerimônia de sua diplomação, realizada nesta noite no Fórum da Cidade Industrial, junto ao seu vice, o empresário Tião da Zaeli (PL).
Flávia voltou a criticar o atual prefeito Kalil Baracat (MDB) e anunciou que todos os comissionados serão exonerados ao final do mandato do gestor, mas os quadros poderão ser aproveitados futuramente.
“Os cargos comissionados do Kalil serão todos exonerados automaticamente no dia 31 de dezembro. Depois, serão nomeados os comissionados da gestão da Flávia e do Tião da Zaelli. Para colocar o trem novamente nos trilhos de nosso município de Várzea Grande, tanto economicamente, tanto socialmente e no desenvolvimento, é necessário enxugar a máquina pública”, afirmou.
“Vão ter efetivos que vão continuar em cargos, vão ter outras pessoas que trabalham em cargo técnico que vão continuar. Isso está sendo analisado secretário por secretário, pasta por pasta, cargo por cargo”, completou.
Flávia destacou que sua gestão irá revisar contratos e reduzir gastos para enfrentar o endividamento municipal. Apenas com precatórios, o município tem uma dívida de R$ 787 milhões.
“Nós temos inúmeras despesas nas secretarias que não haveria necessidade de estar lá. Vamos ter que enxugar também por conta do endividamento que temos no município, que começa com os precatórios. E sabe-se lá o que eu vou encontrar, porque ainda não tenho os números do endividamento das secretarias”, explicou.
Enxugamento e dívidas
O enxugamento da máquina, segundo a prefeita diplomada, é fundamental para que a cidade possa crescer e oferecer melhores serviços à população.
“Enxugar a máquina é necessário para administrar qualquer órgão ou instituição pública e até mesmo uma empresa. Vamos trabalhar para reorganizar Várzea Grande, levando em conta o que é prioritário e otimizando recursos”.
Flávia também ressaltou que os dados recolhidos pela transição, como endividamento público, deverão ser concluídos até o próximo dia 28 de dezembro.
A prefeita e seu vice tomam posse em uma cerimônia que acontece no Ginásio Domingos de Campos, conhecido como Fiotão, na manhã do dia 1º de janeiro, uma quarta-feira.
Veja trecho da entrevista:
Leia mais sobre o assunto:
Na diplomação, Flávia promete “verdade e transparência”; vídeo