Futuro secretário: acessibilidade foi escanteada por Emanuel

A primeira medida que tomaremos será realizar um diagnóstico completo da situação atual, identificando as principais demandas e desafios

O futuro secretário de Inclusão Social de Cuiabá, Andrico Xavier (PL), relatou que sua primeira medida assim que assumir o cargo será elaborar um relatório sobre a acessibilidade oferecida às pessoas com deficiência nas secretarias de Saúde e Educação.

 

Andrico, que é surdo, foi anunciado neste mês pelo prefeito eleito Abilio Brunini (PL). O objetivo do relatório é checar se as secretarias atendem às necessidades dos cidadãos portadores de deficiência. 

 

Em entrevista ao MidiaNews, Andrico também disse que as políticas voltadas às pessoas com deficiência (PcD) não receberam atenção durante a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

 

“A partir desse levantamento, desenvolveremos um plano com ações prioritárias para garantir que todas as pessoas com deficiência tenham acesso aos serviços e recursos necessários para uma vida digna. Inicialmente, focaremos em áreas críticas como Saúde, Educação”.

 

O futuro secretário diz que a gestão Emanuel fez “alguns esforços”, mas a inclusão não teve visibilidade nem foi prioritária. “Muitos projetos não avançaram como poderiam por falta de foco e recursos direcionados. Queremos mudar isso na nova gestão, colocando a inclusão no centro das nossas ações e garantindo que as pessoas com deficiência tenham a atenção e o apoio necessários para uma vida plena”.

 

Além disso, Andrico considerou que a situação financeira da Prefeitura de Cuiabá será um desafio para a Pasta. Nos últimos meses do mandato de Emanuel, diversas empresas prestadoras de serviço têm se queixado da falta de pagamentos.

 

O futuro secretário, entretanto, defendeu que os recursos destinados à inclusão sejam considerados investimentos porque garantem qualidade de vida.

 

“A situação financeira é um desafio, sem dúvida, mas não vamos deixar que isso nos desanime. A inclusão social é essencial e não pode ser vista apenas como um gasto, mas como um investimento no bem-estar de todos. Vamos otimizar os recursos que temos, buscar parcerias com a iniciativa privada, organizações não governamentais e explorar alternativas de financiamento”, explicou.

 

A inclusão social é essencial e não pode ser vista apenas como um gasto, mas como um investimento no bem-estar de todos

 

Pasta com autonomia

 

Segundo Abilio, durante seu mandato a Secretaria de Inclusão não será anexa a outros setores. Atualmente, as políticas voltadas à acessibilidade integram a mesma pasta que Direitos Humanos e Pessoa com Deficiência.

 

Andrico considerou que a autonomia da da Pasta da Inclusão garante maior desenvoltura para elaborar políticas às pessoas com deficiência.

 

“Separar a Secretaria de Inclusão em uma pasta única é importante porque permite maior foco nas necessidades das pessoas com deficiência. Quando essas demandas estão misturadas com outras responsabilidades, corremos o risco de que não recebem a atenção necessária. Com uma secretaria dedicada, podemos desenvolver politicas mais eficazes, direcionar recursos de maneira mais precisa e garantir que estamos ouvindo e respondendo às vozes das pessoas com deficiência”, observou.

 

Quando essas demandas estão misturadas com outras responsabilidades, corremos o risco de que não recebem a atenção necessária

 

Histórico de inclusão

 

Andrico Xavier, de 43 anos, nasceu no Rio de Janeiro, mas mora em Mato Grosso há 18 anos. Ele é suplente de vereador pelo PL e trabalha como professor de libras, sendo mestre em linguística.

 

O futuro secretário participou da Comissão do Conselho Estadual de Educação (CEE) que estudou a proposta para implantar uma escola estadual com ensino bilíngue voltada aos surdos, havendo o ensino de Libras na grade de disciplinas.

 

Além disso, trabalhou na Secretaria Estadual de Educação de 2012 a 2014 como assessor técnico e pedagógico na área da Pessoa Surda e participou da capacitação de diversos professores que se interessaram na ampliação do ensino às pessoas surdas.

 



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