Mato Grosso lidera ranking de acidentes aéreos em 2024

Com 65 acidentes registrados em 2024, Mato Grosso lidera o ranking de desastras aéreos no Brasil, somando 13 mortes. Famílias inteiras perderam a vida em desastres que chocaram o país. Os dados são do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Se levado em consideração, MT é o estado que possui a maior frota de aero aeronaves no Brasil. A grande maioria é atualizada em fazendas para aplicação de defensivos agrícolas lavouras. Também tem a parcela de aviões que são de propriedades de megaempresários, os “barões do agro”. Em uma de suas unidades, a empresa Bom Futuro soma 22 aeronaves nos hangares.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

Acidente em Apiacás

Em 15 de agosto, em avião, modelo King Air, caiu em Apiacás (963 km de Cuiabá), matando cindo pessoas da mesma família: o empresário Arni Alberto Spiering, de 69 anos, os netos Arni Alberto Spiering Benez, de 21 anos, e João Marcos Trojan Spiering, de 19 anos, o piloto Helder de Souza, de 44 anos.

Segundo a Polícia Civil, a aeronave explodiu no momento da queda, ocorrida em uma área de mata, a 80 quilômetros da cidade. De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave tinha capacidade para sete pessoas, entre tripulantes e passageiros, e a situação era regular.

Acidente em Cuiabá

Em 26 de setembro, um monomotor Cessna T182 Skylane, caiu na região do Pedra 90. Todos os tripulantes sobreviveram. Após decolar do aeroporto Marechal Rondon, a aeronave sofreu problemas técnicos e caiu em uma região de mata. O piloto Evandro Moreira Bevilacqua, o empresário Gianni Bruneta e os adolescentes Marco Antônio Bruneta e Izabela Cosentino estavam a bordo.

Acidentes no Brasil
O número de mortes em acidentes aéreos no Brasil teve um aumento de 92% em relação a 2023, subindo de 77 para 148 vítimas. Nos últimos dez anos, 2024 o ano com o maior registro de óbitos em acidentes aéreos, segundo o (CENIPA).

Segundo os últimos dados, 166 acidentes aéreos foram registrados até o momento, com 40 deles fatais. O maior acidente de 2024 aconteceu no dia 9 de agosto, em Vinhedo (SP), com 62 mortos. Já o segundo maior acidente aéreo deste ano aconteceu neste domingo (22), em Gramado (RS), deixando 10 mortos e ao menos 17 feridos.



Estadão MT