Maysa: Chico tentou todas as manobras para se manter no poder
A vereadora Maysa Leão (Republicanos) afirmou que o vereador Chico 2000 (PL) usou “todas as manobras políticas” para tentar se reeleger como presidente da Câmara para o biênio de 2025-2026.
O Chico tentou todas as manobras possíveis e imagináveis para se manter no poder. O recuo dele foi um ato de maturidade
Ocorre que, na segunda-feira (30), o parlamentar decidiu desistir da disputa. O anúncio ocorreu após a vereadora Paula Calil oficializar a chapa dela com apoio de 17 dos 27 vereadores.
Para Maysa, Chico percebeu a inviabilidade da candidatura dele, que tem apoio do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
“O Chico tentou todas as manobras possíveis e imagináveis para se manter no poder. O recuo dele foi um ato de maturidade, mas também de conhecimento do Legislativo. Ele viu que não teria jeito, nem com a manobra de voto secreto e com toda a pressão que vereadores sofreram”, disse Maysa ao MidiaNews.
“Temos o mérito de ver uma Mesa que, pela primeira vez, não foi realizada pela força do poder. Foi pela força da articulação e resiliência. Na hora que o Chico soube sobre o apoio dos 17 vereadores, tomou atitudes que sinalizaram a retirada da chapa dele: retirou os adesivos da presidência, mudou do gabinete da presidência… Ele não avisou, mas vimos a movimentação na Câmara. No final da tarde, ligou e disse que não ia registrar a chapa”, acrescentou.
Maysa disse, ainda, que a desistência de Chico para a reeleição consagrou o fracasso dos aliados a Emanuel.
“Com certeza consagrou o fracasso. Foi um final pesado continuar defendo Emanuel, principalmente com a cobrança dos servidores com salários e décimo terceiro atrasado e indo em cima dos vereadores que eles ajudaram a eleger. Emanuel sai bem enfraquecido”, afirmou.
A chapa feminina
Reprodução
Os vereadores aliados à chapa feminina, que é liderada pela vereadora eleita Paula Calil
A chapa será encabeçada por Paula como presidente, Maysa como vice-presidente, Michelly Alencar (União) como segunda-vice-presidente.
Ainda contará com Katiuscia Manteli (PSB), como primeiro-secretária, responsável pelo orçamento da Câmara, que em 2025 será superior a R$ 100 milhões.
Por fim, o último cargo será de Dra Mara (Podemos) como segunda-secretária.
Conforme Maysa, Chico 2000 desistiu de se candidatar após o vereador Eduardo Magalhães (Republicanos) e a vereadora eleita Maria Avalone (PSDB) declararem que votariam na chapa feminina, totalizando 17 aliados.
Leia mais sobre o assunto:
Novata oficializa chapa e diz ter 17 votos para nova Mesa; veja nomes