Queda de avião com advogado e assistente comove cidade de MT

A morte do advogado Marco Antônio Corbelino, de 48 anos, e do assistente administrativo Igor Duarte Marques da Silva em uma queda de avião assustou e comoveu moradores da cidade de Cáceres.

 

Uma pessoa maravilhosa, um profissional exemplar, querido na comarca de Cáceres

O acidente ocorreu no dia 12 de junho quando a aeronave em que estavam caiu na zona rural do município de Mirassol D’Oeste (300 km de Cuiabá).

 

Corbelino era proprietário de um escritório de advocacia em Cáceres. Já Igor atuava como assistente administrativo justamente no escritório.

 

Quem pilotava a aeronave era o próprio Marco. Ele era apaixonado por aeronaves e tinha conhecimento e autorização para pilotar o monomotor.

 

De família tradicional de advogados, Marco Antônio deixou a esposa e quatro filhos, de 15, 13, 10 e 7 anos. Segundo informações divulgadas à época, ele visitava um cliente em Mirassol e retornava para Cáceres.

 

A queda foi mais uma dentre os vários acidentes com aeronaves de pequeno porte que foram registradas em Mato Grosso em 2024. Em relatório do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) divulgado em agosto deste ano mostrou que o estado era líder nos acidentes aéreos em 2024 até aquele momento, com 25 ocorrências.

 

Situação do avião

 

A aeronave que o advogado Corbelino pilotava era um monomotor, um Conquest 180 LSA, da Inpaer (Indústria Paulista de Areonaves), foi fabricado em 2013 e tinha situação normal, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação).

 

O modelo era considerado experimental e estava regular junto aos órgãos fiscalizadores. Conforme o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Anac, desde agosto de 2023 o Conquest estava em nome da Marco Antônio Corbelino Sociedade Individual de Advocacia, razão social do escritório do profissional, em Cáceres.

 

Usado por entusiastas da aviação, esses aviões não estão sujeitos à certificação da Aeronáutica. Em geral são propriedade de pilotos, engenheiros, administradores, na sua maioria autodidatas, que desenvolvem aeronaves de pequeno porte para uso pessoal em voos desportivos ou de lazer.

 

Segundo José Ricardo Corbelino, primo da vítima, a suspeita é que o avião tenha tido uma pane. “São 30 segundos da decolagem até a queda, alguma coisa aconteceu”.

 

A aeronave acabou caindo de bico e partindo ao meio logo depois de levantar voo. Ainda não há informações oficiais da Anac sobre o motivo que levou ao acidente.

 

Comoção nas redes

Um primo maravilhoso, dedicado, humilde. Então é um sentimento de muita comoção

 

“Uma pessoa maravilhosa, um profissional exemplar, querido na comarca de Cáceres. Uma pessoa simples, um advogado humilde e tradicional na cidade, de família”, descreveu o advogado José Ricardo.

 

Ele disse também que a comoção em Cáceres é imensa e a família está muito abalada com a perda.

 

“Podemos resumir em uma tragédia familiar. Perdemos o nosso tio Benedito Corbelino [ex-secretário de Segurança] há dois anos. Perdemos nossa mãe e agora outro membro da família. Um primo maravilhoso, dedicado, humilde. Então é um sentimento de muita comoção”.

 

Desde pequeno Marco Antônio seguiu os passos do pai na paixão por pilotar. O advogado tinha propriedades em Cáceres e estava empreendendo também como pecuarista.

 

“O pai dele já foi piloto no passado e ele tinha esse prazer, esse hobby. Estava aproveitando a vida, estava muito bem financeiramente, um advogado renomado”, disse José Ricardo.

 

“Ele tinha duas fazendas em Mirassol e outra em uma comarca ali perto. Adquiriu o avião justamente para atendê-lo nas emergências, para se deslocar e atender clientes”.

 

O advogado adquiriu o avião há dois anos e, há cerca de um, tirou a licença para pilotar.

 

“Há cerca de seis meses ele começou a ter essa facilidade de pegar o avião, decolar, pilotar”.

 

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Mato Grosso divulgou nota de pesar. “Com escritório em Cáceres, Marco atuava nas áreas de direito previdenciário e agropecuária, tanto em Cáceres como nos municípios da região, Mirassol D’Oeste, Araputanga e São José dos Quatro Marcos.

 

A OAB-MT lamenta a morte precoce de Marco Antônio Corbelino e externa seus votos de pesar, desejando força e serenidade para familiares e amigos”, diz trecho da nota da entidade.

 

A Politec (Perícia Oficial de Identificação Técnica) e a equipe de investigadores da Anac seguem investigando o acidente.

 

Leia mais:

 

Queda de avião deixa 2 mortos; advogado está entre as vítimas

 

Advogado herdou do pai paixão por voar e tinha avião há 2 anos

 

Avião que caiu em MT era experimental e estava regular na Anac



Mídia News