VÍDEO: Mauro não vê sentido em intervenção na Saúde de Cuiabá: “faltando 15 dias…”
O governador Mauro Mendes (União) afirmou nesta segunda-feira, 9 de dezembro, que não há sentido em promover uma intervenção do Estado na Saúde de Cuiabá neste momento, faltando poucos dias para o encerramento da atual gestão da Prefeitura de Cuiabá e o início do mandato do prefeito eleito Abílio Brunini (PL).
Enquanto Mauro conversa com a imprensa na tarde desta segunda, a Assembleia Legislativa debatia junto com os órgãos de controle do Estado a possibilidade de uma nova intervenção. A medida foi levantada pelo Ministério Público Estadual (MP-MT), que pediu uma análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), após constatar diversas inconsistências na prestação de serviços de saúde na capital.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Na minha opinião, não tem o menor sentido. Faltando 15 dias para… Não sou eu quem decreto intervenção, quem decreta intervenção, é o Ministério Público que pede, é Poder Judiciário. E aí, eu não falo por eles”, rebateu o governador.
Na avaliação de Mauro, os cidadãos cuiabanos já fizeram uma intervenção na Prefeitura de Cuiabá com a eleição de Abílio Brunini, um dos mais ferrenhos adversários políticos do atual prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB).
“Essa gestão do Emanuel Pinheiro, eu já falei tanto dela… Já que não foi possível resolver via os órgãos de controle, via Judiciário, o cidadão interviu e tirou esse grupo da Prefeitura. Houve uma intervenção do cidadão tirando esse grupo lá da Prefeitura”, afirmou.
Diante da iminente troca de comando na Prefeitura de Cuiabá, Mauro disse esperar que Abílio realize um trabalho sério para melhorar o desempenho da Saúde e que não esconda qualquer irregularidade que encontrar na Secretaria de Saúde.
“Eu espero que novo prefeito possa, primeiro, trabalhar para melhorar o desempenho da Saúde de Cuiabá, e segundo, não jogar nenhum lixo para debaixo do tapete, nenhuma roubalheira, nenhum escândalo que porventura possa ter tido ali em algum momento”, concluiu.
INTERVENÇÃO NA SAÚDE
Cuiabá foi alvo de intervenção na Saúde durante quase todo o ano de 2023, por ordem do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A intervenção foi decretada pelo TJ-MT em março de 2023, após o Ministério Público do Estado apontar irregularidades na Saúde da capital. A medida foi prorrogada até 31 de dezembro daquele ano, após o Gabinete de Intervenção listar uma série de medidas que demandariam mais tempo para serem implementadas.
A Prefeitura de Cuiabá, por sua vez, afirma que a maior parte dos problemas existentes são decorrentes de falhas do próprio Estado, alegando que atende muitos pacientes do interior sem a devida contrapartida do governo estadual, o que gera altos custos financeiros para o Município.