Abilio diz que vai trocar equipe que negar atendimento imediato

O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) anunciou, nesta quinta-feira (2),  que as unidades básicas de saúde (UBSs) passarão a atender casos de menor gravidade sem a necessidade de agendamento prévio.

 

Vocês têm a obrigação de atender todas as pessoas que aparecerem. Não tem como discriminar por bairro, tá bom? Acabou esse negócio

A medida, conforme ele, tem como objetivo desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e agilizar o atendimento à população.

 

Segundo o prefeito, as equipes das unidades básicas que recusarem a fazer os atendimentos serão trocadas.

 

“Todas as unidades básicas de saúde, posto de saúde, unidade básicas de saúde, todos que atendem na ponta da rede primária. Vocês têm a obrigação de atender todas as pessoas que aparecerem. Não tem como discriminar por bairro, tá bom? Acabou esse negócio”, disse Abilio em um vídeo publicado nas redes sociais ao lado da secretária de Saúde, Lúcia Helena Barboza. 

 

“Área de abrangência de cobertura é para a saúde da família, é um programa especial do Governo Federal. Todas as unidades básicas de saúde não têm limitação de território para atendimento. Então qualquer unidade de saúde tem que atender qualquer pessoa sem agendamento, não tem a necessidade mais de agendamento. O dia inteiro do primeiro horário da manhã até o último do dia de expediente. Agendamento tem que ser feito para casos especiais de acompanhamento de saúde da família”, completou.

 

Ainda segundo o prefeito, os casos graves que chegarem nas unidades básicas de saúde serão encaminhados para as UPAs.

 

“Qualquer paciente que vá a uma unidade básica de saúde tem que ser atendido por lá. E outra: se chegar na unidade básica de saúde e identicar que é classicação de urgência, manda para as UPAs, tá bom?

 

A mudança, de acordo com Abilio, não impede, no entanto, que as UPAs atendam os casos de menor gravidade.

 

“Mão é para as UPAs deixar de atender verde e azul. As UPAs continuam atendendo todo mundo também, tá bom?”, disse.

 

A Prefeitura ainda não divulgou detalhes sobre os prazos para a implementação da mudança e como será realizada a transição para o novo modelo de atendimento.

 

Em entrevista ao programa MTTV1, da TVCA,  o prefeito disse que a medida será oficializada por meio de decreto, que está em fase final de planejamento junto à Secretaria de Saúde do município.

 

Veja o vídeo: 

 



Mídia News