Abílio vê sinal positivo para melhorar reputação da Câmara
O prefeito Abílio Brunini (PL) disse que a eleição de uma Mesa Diretora feminina é um “sinal positivo” para melhorar a reputação da Câmara Municipal.
Tenho certeza que um fato histórico como esse [direção feminina] é um sinal positivo para essa mudança de imagem da Câmara. Caberá a todos os vereadores essa condição
O parlamento cuiabano é popularmente conhecido como “Casa dos Horrores”, apelido que se fortaleceu durante o mandato do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Em 2024, entretanto, a expectativa de mudança ganhou força após a eleição de onze vereadores novatos.
Além disso, Abílio considerou estar alinhado com as cinco vereadoras – lideradas por Paula Calil (PL) – responsáveis por administrar o orçamento de R$ 100 milhões da Casa de Leis.
“Cabe aos vereadores [mudar a fama de Casa dos Horrores], não a mim. Meu papel na Câmara se encerrou em 2020, hoje tenho o papel de fortalecer o Poder Legislativo e o Executivo nas suas independências, mas tenho certeza que um fato histórico como esse [direção feminina] é um sinal positivo para essa mudança de imagem da Câmara. Caberá a todos os vereadores essa condição”, avaliou.
“Acredito que todo propósito em comum com a administração do município de Cuiabá facilita a nossa gestão. Todos que têm o mesmo propósito de Cuiabá ir bem, facilita a nossa gestão. Não dá para torcer contra. Se torcer, todo mundo afunda. Estamos no mesmo barco, então ter uma Mesa com o mesmo propósito é muito importante”, acrescentou.
Alinhamento com o Executivo
A chapa feminina foi eleita na quarta-feira (01) e teve 19 dos 27 votos possíveis. O grupo foi apoiado desde o início pelo prefeito Abílio Brunini.
A nova Mesa Diretora é formada por Paula na presidência, Maysa Leão (Republicanos) como vice-presidente, Michelly Alencar (União) como segunda-vice-presidente, Katiuscia Manteli (PSB), como primeira-secretária, Dra Mara (Pode) como segunda-secretária.
Ocorre que o grupo disputava contra a chapa do vereador Chico 2000 (PL), que tentava a reeleição como presidente. Na chapa dele, havia aliados a Emanuel Pinheiro e nomes que, antes de Abílio ser empossado, faziam oposição ao novo prefeito.
A disputa pela Mesa Diretora foi marcada por rusgas entre Poder Legislativo e Executivo, mas Chico recuou após Paula Calil postar uma foto com o apoio declarado de 17 vereadores – sendo que 14 votos seriam necessários para elegê-la.
Veja o vídeo: