Água de chuva e esgoto não se misturam
Você sabia que a rede que coleta esgoto é bem diferente da que transporta a água da chuva? A separação evita alagamentos e poluição dos corpos hídricos. Em Cuiabá, as redes de esgoto são operadas pela Águas Cuiabá, do grupo Iguá Saneamento e foram projetadas para conduzir resíduos líquidos domésticos, como a água do chuveiro, da pia e do vaso sanitário até as Estações de Tratamento (ETEs). Já a rede de drenagem pluvial, operada pelo Poder Municipal, coleta a água da chuva que escorre pelas ruas, calçadas e telhados, diretamente para os rios.
E quando as redes se misturam? Quando o esgoto é despejado irregularmente na rede de drenagem, ele vai direto para os rios, sem nenhum tipo de tratamento, causando a poluição dos corpos hídricos. Por outro lado, quando a água da chuva entra na rede de esgoto, o sistema fica sobrecarregado. Isso pode provocar vazamentos, rompimento de tubulações e até o retorno para dentro das casas, trazendo transtornos como mau cheiro e sujeira.
“Manter as redes separadas é indispensável para garantir o funcionamento correto do sistema de saneamento e a proteção do meio ambiente. Quando cada tipo de água segue o caminho certo, prevenimos enchentes, evitamos a poluição e ainda garantimos a preservação dos recursos naturais para o futuro”, ressalta Leonardo Menna, diretor geral da Águas Cuiabá
Como identificar? – Nas ruas, a rede de drenagem pluvial pode ser reconhecida pelas bocas de lobo – aquelas grelhas de ferro ou concreto que ficam no chão para captar a água da chuva. Essa rede é composta por manilhas, tubulações de concreto maiores, projetadas para escoar grandes volumes de água.
Já a rede de esgoto está conectada diretamente às casas, com tubulações menores, de plástico PVC. Durante o trajeto até o tratamento, os poços de visita – estruturas circulares com tampas metálicas visíveis nas ruas – permitem acesso para inspeção e manutenção. Em áreas com terrenos irregulares, o esgoto é bombeado por Estações Elevatórias (EEEs) até as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), onde é purificado antes de ser devolvido à natureza.
Faça sua parte – Para completar esse ciclo, cada morador precisa conectar sua casa à rede de esgoto. Desde 2017, a Águas Cuiabá instalou 510 quilômetros de tubulações coletoras, e agora é hora de todos fazerem sua parte. O processo é simples, rápido e traz benefícios para a população e o meio ambiente. O morador deve contratar um pedreiro de confiança e, em caso de dúvidas, pode procurar a Águas Cuiabá para receber orientações.
Em 2024, o compromisso com a conexão adequada foi fortalecido por meio do programa Interligue Já, numa união entre Poder Judiciário, Ministério Público, Município de Cuiabá, Agência Reguladora e Águas Cuiabá.
Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A concessionária atende mais de 600 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população a água tratada e a coleta e tratamento de esgoto. Em 2023, recebeu duas certificações das normas International Organization for Standardization – ISO 9001 e 14001 – que reconhecem a excelência do processo de gestão de qualidade e ambiental aplicados na empresa. Segunda maior operação do Grupo Iguá Saneamento, a Águas Cuiabá foi eleita, novamente no ano passado, como uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em https://igua.com.br/cuiaba.
Sobre a Iguá Saneamento: Iguá Saneamento atua na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 19 municípios, de cinco estados brasileiros (AL, MT, PR, RJ e SP), com 8 operações que beneficiam quase 3 milhões de pessoas. Em setembro de 2024, a Iguá venceu o leilão de concessão parcial dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Sergipe, onde atenderá 74 municípios, e o leilão de PPP da Companhia Estadual de Saneamento do Paraná (Sanepar), arrematando o lote 3, pelo qual vai operar em 28 municípios da região Oeste do Paraná. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco em universalização do saneamento, segurança hídrica, redução das emissões de CO2, aumento de mulheres na liderança e transparência de gerenciamento do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou, pela 4ª vez, como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2024, ranking nacional que avalia a relação com startups. Ainda em 2024, a companhia garantiu a manutenção de suas certificações ISO 37001 e ISSO 37301 (Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance). Em 2024, a companhia foi eleita pelo 8° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.