Eleição histórica na OAB-MT reelegeu Gisela para mais três anos

A advogada Gisela Cardoso foi reeleita presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) para o triênio 2025 a 2027.

Passado o momento eleitoral, voltamos para um único grupo, o grupo da advocacia, o grupo da OAB Mato Gross

A eleição ocorreu no dia 18 de novembro e foi considerada histórica por ter tido quatro chapas, votação online e uma taxa 92,64% de comparecimento dos 14.680 advogados aptos a votarem.

 

Gisela disputou o pleito buscando a reeleição pela Chapa 1 e obteve 4.813 votos, o que representa 36,3%. 

 

O advogado Pedro Paulo, que encabeçava a Chapa 2, teve 4.129 votos (31,1%). Já Xênia Guerra, da Chapa 3, obteve 3.922 votos (29,5%) e Pedro Henrique, da Chapa 4, teve 394 (2,9%).Brancos e nulos somaram 342 votos. 

 

Durante a campanha, Gisela Cardoso enfrentou críticas e cobranças de adversários, que pediam maior transparência e renovação na gestão.

 

Ela também foi alvo de ataques pessoais e de notícias falsas, que rebateu destacando realizações de sua administração, como o aumento de repasses às subseções e iniciativas como o programa “OAB Presente”, que visitou mais de 300 escritórios em todo o estado.

 

Apesar das críticas, Gisela afirmou após a vitória que a situação como “página virada” e que não existe um “racha” dentro da entidade.

 

“Passado o momento eleitoral, voltamos para um único grupo, o grupo da advocacia, o grupo da OAB Mato Grosso. E é assim que vamos seguir os próximos três anos, unidos em prol daquilo que a gente realmente acredita”, afirmou em entrevista ao MidiaNews. 

 

Ela também elencou duas prioridades para o próximo mandato: defesa das prerrogativas dos advogados e defesa dos honorários.

 

“Nós temos duas pautas, entre tantas, que são essenciais, que é defesa das prerrogativas e defesa dos nossos honorários. Eu quero iniciar a gestão reestruturando a nossa Procuradoria Especializada de Defesa de Prerrogativas e de Defesa de Honorários para que a gente possa levar ainda mais ao advogado, a advogada de todo o Estado, essa segurança de ter suas prerrogativas preservadas, de ter os seus honorários garantidos”, disse. 

 

Histórico

 

Gisela foi eleita presidente da OAB em 2021 com 4.632 votos. A vitória naquele ano marcou uma história na entidade, uma vez que ela foi a segunda mulher a assumir a OAB-MT após um hiato de 28 anos. 

 

A primeira e única presidente até então era a atual desembargadora Maria Helena Póvoas, entre 1993 e 1997. 

 

Gisela iniciou seu caminho na Ordem participando em comissões e, posteriormente, como relatora do Tribunal de Ética e Disciplina (TED). 

 

Também foi membro da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais e secretária-geral da entidade na gestão 2016-2018.

 

Antes foi professora universitária de 2007 a 2017 na Universidade de Cuiabá (Unic).

  

Casada com o advogado Marlon Hudson Machado, é especialista em Direito Empresarial pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), sócia do escritório Cardoso e Cardoso Advogados. 

 



Mídia News