Equipe de escola estadual participará de competição nacional de robótica no Distrito Federal
A equipe “Ze Tec” de robótica, da Escola Estadual José Leite de Moraes de Várzea Grande, participará da etapa nacional do Torneio Sesi de Robótica First Lego League Challenge (FLLC), no Distrito Federal.
A unidade foi a única escola pública de Mato Grosso a ser classificada para esta etapa, que será realizada nos dias 12 e 15 de março de 2025, em Brasília.
O professor de matemática, Anderson Marcos Piffer, conta que a equipe nasceu no início de 2024, com o objetivo de participar do Torneio Off Seasons de Robótica, realizado pelo Sesi em agosto, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT).
“Por ser a primeira vez competindo, tivemos um bom desempenho na competição, ficando em 7º lugar geral e ganhamos o prêmio de melhor técnico do torneio. Desta vez, na competição no Distrito Federal no início de dezembro ficamos em 4º lugar”, explicou.
A equipe se preparou para competir na categoria FLL chamada de Submerged, que é composta por quatro critérios avaliativos. Segundo o professor, foram feitos vários vídeos aulas e conferências com especialistas em oceanos, pois a pergunta norteadora da temporada é “O que pode ser proposto para auxiliar na vida de quem vive no oceano?”.
Além do robô, a equipe construiu um protótipo apelidado de “lavra cracas”.
O objeto é um mecanismo elevatório que eleva embarcações ao adentrarem em águas nacionais, usando as plataformas de petróleo desativadas para fazer a limpeza de seus cascos. Para o professor, é algo marcante para a escola e para a equipe de estudantes.
“No Brasil, existem cerca de 1.100 equipes de robótica FLL e dessas, apenas 100 se classificaram para etapa regional em Brasília. Viajamos com 10 alunos da equipe, sendo que oito nunca tinham voado de avião. Esta experiência foi marcante e certamente inesquecível para eles, melhor ainda porque trouxemos uma classificação”, destacou.
Equipes formadas por crianças e adolescentes de 9 e 15 anos apresentaram seus projetos de inovação e buscaram somar o máximo de pontos com robôs autônomos. Os grupos disputaram vagas para o torneio nacional, onde 100 saíram vencedores para competir na etapa internacional.
Mais de 200 crianças se reuniram no ginásio Taguatinga do Sesi-DF para o torneio regional. Foram 30 equipes de escolas públicas e privadas e, garagem (grupo de amigos) que competiram com robôs construídos de lego. O tema da temporada 2024/2025 é First Dive, em que os competidores são desafiados a utilizar habilidades nos campos Steam para explorar a vida no fundo do mar.
O campeonato nacional ocorrerá de 12 a 15 de março de 2025, no Centro de Convenções Internacional do Brasil, em Brasília. O técnico e professor está confiante que a equipe sairá com a classificação para etapa mundial e competir em Houston nos Estados Unidos.
“As crianças estão com a sensação de missão cumprida e isso dá um gás para quererem ganhar a etapa nacional. Conseguimos realizar aquilo que queremos, que com muita dedicação, é possível conseguir bons resultados, mesmo sendo aluno de escola pública. Por isso, ainda acredito em escola pública, temos as melhores, que ultrapassam muitas privadas”, finalizou.