Índice de roubos de cargas reduziu 41% em Mato Grosso, aponta Observatório

Índice de roubos de cargas de grãos, peças, pneus e outros produtos transportados reduziu 41% em 2024, em comparação com o ano de 2023, em Mato Grosso, segundo balanço divulgado pelo Observatório de Segurança Pública (OBS-MT), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

De acordo com os números da OBS, os casos de roubos caíram para 85 em 2024, contra 143 ocorrências registradas deste crime em 2023.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

O número de furtos também apresentou queda de 18% de 2023 para 2024, que despencou de 202 para 166 ocorrências, respectivamente.

O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, atribuiu a redução dos índices criminais à política de investimentos e ao programa Tolerância Zero, decretada pelo Governo do Estado em todas as modalidades de crimes.

“Os investimentos públicos estaduais são permanentes e ocorrem em todas as áreas da segurança, desde o aumento do efetivo policial à aquisição de armamentos, viaturas, meios tecnológicos. Mais recentemente, o governador Mauro Mendes implantou o programa Tolerância Zero e estabeleceu uma série de medidas que reforçam o trabalho que já vínhamos desenvolvendo na repressão e descapitalização das facções”, disse Roveri.

 

O secretário também citou investimentos do Governo de Mato Grosso em tecnologia, principalmente câmeras de videomonitoramento do Programa Vigia Mais MT, além da aquisição de equipamentos de perícia e de investigação que colaboram com a produção de provas e identificação de criminosos.

“Somando a essa modernização das instituições policiais, estão nossos policiais, homens e mulheres que não medem esforços para atingir o objetivo de tornar a segurança pública mais eficiente e melhor para todos os cidadãos mato-grossenses”, completou o secretário.

César Roveri observou também, que no campo das investigações, a Polícia Civil atua fortemente na repressão ao roubo e furtos de cargas por meio de operações do Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e ações contínuas das delegacias nos municípios.

Os dados da PJC, referentes ao ano de 2024, mostram que somente o GCCO realizou oito operações contra grupos criminosos que atuavam no roubo e furto de cargas no Estado. Essas ações resultaram em 26 prisões de suspeitos em situações de flagrantes ou por mandados de prisão. Além disso, foram cumpridos 41 mandados de busca e apreensão contra grupos criminosos com atuação em Mato Grosso e outros estados.



Estadão MT