Jornalista cuiabana sofre AVCs nos EUA e família pede ajuda
A jornalista cuiabana Thiara Raquel Prado, de 41 anos, sofreu dois AVCs (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágicos em meados de 2024 e atualmente está internada em um hospital em Boston, nos Estados Unidos, país onde mora há nove anos.
Devido à gravidade do quadro, Thiara ficou com sequelas e precisa de acompanhamento integral. Entretanto, o país não dispõe de saúde pública universal, o que gera um alto custo financeiro à família. Diante disso, eles decidiram abrir uma vaquinha para ajudá-la.
Um perfil para doações foi aberto no site GoFundMe, onde é explicado que Thiara tem um plano de saúde, MassHealth Limited, que oferece cobertura limitada e não auxilia nos demais tratamentos que a jornalista precisa fazer.
Ainda conforme os familiares, após os dois AVCs hemorrágicos, que ocorreram no período de um mês, ela passou por duas cirurgias e seu quadro se estabilizou. Porém, o cérebro voltou a inchar e Thiara precisou de novas cirurgias.
Atualmente, a jornalista perdeu a capacidade de falar e está com a coordenação motora debilitada, o que requer que ela se locomova com cadeira de rodas e, para compromissos externos, Thiara precisa de transporte de ambulância.
Além disso, seu estado de saúde requer uma cuidadora 24 horas, atendimento ambulatorial de fisioterapia e fonoaudiologia, frequentes exames de sangue e farmacoterapia, alimentação por sonda, uso de fraldas e, o mais básico, itens de higiene pessoal.
Thiara havia se casado com um norte-americano um ano antes do ocorrido, e apesar dele ser empregado, o salário não custeia todo o necessário.