Obras do Rodoanel avançam com lançamento de vigas em viaduto

As obras de implantação do Rodoanel seguem avançando em Cuiabá e Várzea Grande. Neste sábado (25) e domingo (26), será realizado o lançamento das vigas do viaduto sobre a MT-251, a estrada que dá acesso a Chapada dos Guimarães.

 

Com o lançamento das vigas, o novo viaduto começa a ganhar forma, já que sobre elas serão construídas as pistas por onde os carros irão trafegar futuramente.

 

Não haverá interdições no trânsito local, que continuará funcionando com um pequeno desvio durante a operação.

 

O Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande será uma importante alternativa para melhorar o trânsito da região metropolitana.

 

A primeira etapa da nova rodovia, que está sendo construída em uma parceria entre o Governo de Mato Grosso e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), ligará as BRs-163/364 em Várzea Grande até a rodovia MT-251, em Cuiabá.

 

A obra vai permitir que o trânsito de caminhões pesados seja desviado do perímetro urbano das duas maiores cidades do Estado. Isso vai permitir uma viagem mais rápida para quem está na estrada e também aliviar o fluxo de veículos dentro das cidades.

 

O orçamento inicial da obra é de R$ 206 milhões, sendo que o Governo Federal ficou responsável por 60% do valor e o Estado por 40%.

 

No entanto, Mato Grosso é responsável por arcar com desapropriações e reajustes, o que pode elevar o valor do investimento para até 60% do valor final da obra.

 

Esta primeira etapa do rodoanel terá 21,5 km de extensão, com pista duplicada em concreto. Também serão construídas uma série das chamadas obras de arte especiais, como viadutos e pontes, para garantir o trânsito rápido pela pista.

 

Neste momento, o Consórcio está avançando com a execução da terraplanagem do lado de Várzea Grande.

 

O viaduto construído sobre a MT-010 (Estrada da Guia) está 99% concluído, na fase de execução da estrutura utilizada para conter o aterro do encabeçamento, ou seja, os acessos até as pistas do viaduto.

 

As duas novas pontes sobre o Rio Cuiabá, uma para ida e outra para volta, estão com 98% da estrutura pronta.

 

No momento, o Consórcio responsável pela obra está executando a concretagem da laje. Isso significa que estão concretando o local por onde os carros vão passar.

 

Ainda estão em execução a construção de duas passagens de nível, em locais de grande movimentação, sendo uma próxima ao Bom Futuro e outra próxima ao Arautos do Evangelho.

 

Ainda haverá um viaduto no encontro com a BR-163/364 em Várzea Grande, e uma trincheira na MT-400, ou Avenida Antárctica.

 

Ainda está prevista a construção de outra parte do Rodoanel, ligando da MT-251 até a BR-070/163/364 em Cuiabá, depois do Distrito Industrial.

 

Esse trecho inclui a construção de pontes sobre o Rio Coxipó e sobre o Rio Aricá, outro viaduto no encontro com a rodovia federal. Com este outro trecho, o Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande chegará a 52 km de extensão.

 

Histórico

 

As obras do Rodoanel começaram em 2006 em uma parceria entre Governo Federal e Prefeitura de Cuiabá. Até 2009, foram construídos nove quilômetros da rodovia, em pista simples, entre a Estrada de Chapada e a Avenida Antarctica. As obras foram paralisadas em 2011, com denúncias de irregularidades.

 

Após anos de vários anúncios, mas com obras que nunca saíram do papel, a atual gestão do Governo do Estado destravou a obra, colocando recursos financeiros para que ela pudesse ser retomada e concluída.

 

Entre os anos de 2019 e 2020 foi realizado um trabalho pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), que solucionou uma série de entraves jurídicos para poder lançar o edital de licitação e retomar as obras. O reinício se deu em 2021, com a assinatura da ordem de serviço.



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