Pelo 2º ano consecutivo, Laboratório Municipal de Barra do Garças tem nota máxima de qualidade no PNCQ

Pelo 2º ano consecutivo, Laboratório Municipal de Barra do Garças tem nota máxima de qualidade no PNCQ
🏥🏆👩🏽‍⚕️
Durante o período da avaliação anual, o laboratório realizou mais de 120 mil exames

Secom-BG

O Laboratório Municipal Dr. Arnulfo da Cunha Coutinho, de Barra do Garças, foi avaliado como “Excelente” pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). Considerado o maior provedor de ensaios de proficiência do país, o Programa realiza a avaliação de mais de 4 mil laboratórios brasileiros, latino-americanos e europeus.

A avaliação compreendeu o período de outubro de 2023 a setembro de 2024 e concedeu ao laboratório de Barra do Garças, pela segunda vez consecutiva, a nota máxima do Programa. A nota obtida reforça que o trabalho oferecido à população é de alta qualidade, com resultados de exames plenamente confiáveis, atendendo as necessidades do público.

Para a secretária de Saúde, Salete Lauermann, o resultado só foi possível devido ao compromisso da gestão municipal com a Saúde e dos integrantes da equipe, em especial, do laboratório. “Nós ofertamos, diretamente, acesso ao SUS por meio de exames laboratoriais para todos os moradores de Barra do Garças. A gestão do Dr. Adilson, e claro, a nossa equipe, têm realizado e oferecido um serviço de excelência para a população, comprovado por esse certificado”, disse.

Durante o período da avaliação, foram realizados mais de 120 mil exames, com uma média de 10 mil exames mensais. “Os investimentos na saúde são diários. Todos nós estamos trabalhando com excelência para atender as demandas da população, garantindo cada vez mais qualidade nos atendimentos e resultados”, enfatizou a responsável técnica Dr. Raniana Fratari.

Segundo o coordenador do laboratório, Dr. Edson Scherer, o PNCQ foi implementado na atual gestão. “O programa foi implementado em 2021, e desde então, pelo segundo ano consecutivo, obtivemos a nota máxima. Isso é motivo de muito orgulho para todos nós. Antigamente o laboratório não seguia a RDC 32 de agosto de 2005, que obriga os locais a terem um programa de controle de qualidade”, contou o coordenador.

Vale ressaltar que o laboratório atende gratuitamente toda a população, incluindo coletas na UBS São José e nos distritos Vale dos Sonhos e Indianópolis, a cada quinze dias.