Rodrigo da Zaeli toma posse e é o novo deputado federal por Mato Grosso
O empresário Rodrigo da Zaeli (PL) tomou posse como deputado federal por Mato Grosso na última quarta-feira, 1º de janeiro. Ele ocupará a cadeira deixada por Abilio Brunini (PL), que renunciou ao cargo para assumir a Prefeitura de Cuiabá. A posse foi realizada de forma on-line e foi transmitida pelo novo deputado em suas redes sociais.
Este não é o primeiro cargo eletivo de Zaeli. Ele foi vereador por Rondonópolis por duas vezes, entre 2012 e 2020, sendo eleito nas duas ocasiões pelo PSDB. Em sua passagem pela Câmara Municipal, Rodrigo ocupou o cargo de presidente de Casa
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Durante esses dois mandatos, ele também tentou se eleger a outros cargos, mas não obteve sucesso.
Rodrigo foi candidato a deputado estadual em 2014 e em 2018. Dois anos depois, ele se candidatou a deputado federal e recebeu 6.965 votos, se tornando o segundo suplente do PL-MT. A primeira suplência ficou com Nelson Barbudo, que se tornou deputado titular em meados de 2024, após o falecimento da deputada federal Amália Barros.
Já nas eleições do ano passado, Zaeli se candidatou novamente ao cargo de vereador por Rondonópolis, mas recebeu apenas 1.010 votos e ficou como quarto suplente do partido.
Com sua chegada à Câmara dos Deputados, Rondonópolis passará a ter dois representantes na Casa, sendo o outro o deputado e ex-senador José Medeiros, também do PL.
Em suas redes sociais, o novo deputado se apresenta como defensor do voto impresso, pontuando se tratar de uma forma de garantir a conferência do resultado das eleições no caso de algum questionamento.
O novo parlamentar também já divulgou reuniões políticas, entre elas, com a Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis, com a qual se comprometeu a contribuir com a implantação da residência médica na unidade.
Zaeli também usa suas redes sociais para fazer críticas à gestão do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), principalmente em relação aos problemas relacionados à economia, como alta do Dólar, desvalorização do Real e disparada no preço de produtos essenciais, como a carne bovina.
Natural de Umuarama, no noroeste do Paraná, Rodrigo Lugli se mudou para Mato Grosso em 1994, acompanhando o pai, que era representante da empresa Zaeli. Rodrigo também trabalhou na empresa, comercializando seus produtos na região de Rondonópolis.