Secretário: mais de mil celulares foram apreendidos em 50 dias

O secretário de Justiça, delegado Vitor Hugo Bruzulato, afirmou que em cerca de 50 dias de trabalho já realizou 112 operações nas unidades prisionais do estado. Ao todo, foram mais de mil aparelhos celulares encontrados.

 

A corrupção existe em todas as instituições e na policia penal não é diferente

“Em 50 dias já fizemos 112 operações em todas as unidades. Esse trabalho é frequente e será contínuo. E nessas 112 operações já retiramos mais de mil celulares de dentro das unidades prisionais”, disse em entrevista à rádio Centro América FM.

 

A Sejus (Secretaria de Estado de Justiça) foi criada somente em 1° de janeiro, mas Vitor Hugo vem trabalhando desde que foi nomeado secretário adjunto de Administração Penitenciária da Sesp (Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso), em 27 de novembro.

 

A secretaria foi desmembrada da Sesp (Secretaria de Estado de Segurança Pública) como parte das medidas que integram o programa “Tolerância Zero ao Crime Organizado”, lançado em 2024 pelo governador Mauro Mendes (União) para coibir a ação das facções criminosas no estado.

 

Bruzulato afirmou também que nos primeiros dias de secretaria está buscando a revisão dos procedimentos de inspeção nas unidades prisionais.

 

Segundo ele há um trabalho conjunto com a Corregedoria, que também atua para identificar a corrupção de agentes públicos.

 

“Com o trabalho da Corregedoria, dois policiais penais foram presos um por tráfico de drogas e um por ingressar com celular nas unidades. A corrupção existe em todas as instituições e na policia penal não é diferente”, afirmou.

 

Até o fim de dezembro, somente na PCE (Penitenciária Central do Estado), em Cuiabá, a Polícia Penal havia deflagrado 18 ações e apreendido 434 aparelhos eletrônicos, equivalente a 50% do total de celulares apreendidos no estado.

 

Além dos celulares, os agentes geralmente apreendem nas operações chips de diversas operadoras, carregadores e fones de ouvido, além de entorpecentes.



Mídia News