Polícia Civil cumpre buscas contra associação criminosa envolvida em furtos
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Jaciara, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (27.2), a Operação Vitrine, com objetivo de reprimir uma associação criminosa especializada em crimes de furto qualificados ocorridos na cidade.
Na operação, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão que resultaram na apreensão de diversas peças de roupas, calçados e bonés, possivelmente subtraídos das lojas, além de porções de entorpecentes e diversos aparelhos eletrônicos sem identificação de origem.
Um homem foi preso pelos crimes de tráfico de drogas, receptação e associação criminosa.
A investigação integra os trabalhos da Operação Tolerância Zero, idealizada pelo Governo de Mato Grosso, para combate às facções criminosas em todo o Estado.
A operação foi desencadeada após investigações conduzidas pela Delegacia de Jaciara para apurar um furto ocorrido na madrugada de quarta-feira (26), em que os suspeitos quebraram as portas de vidro do estabelecimento, arrombaram quatro cadeados, quebraram a grade de metal e entraram na loja.
Durante a ação criminosa, os suspeitos subtraíram diversos itens como roupas, sapatos, tênis e cosméticos, além de danificar o computador e outras partes da loja.
Por meio das imagens de câmeras de segurança, foi possível verificar a participação de cinco suspeitos durante o furto. Mas, com o avanço das investigações, foi possível identificar oito pessoas envolvidas no crime.
Segundo o delegado de Jaciara, José Ramon Leite, as investigações apontaram ainda que a associação criminosa pode estar envolvida em, pelo menos, outros dois furtos em estabelecimentos comerciais, ocorridos entre janeiro e fevereiro na cidade.
Com base nos elementos apurados, o delegado representou pelos mandados de busca e apreensão contra os investigados, que foram deferidos pela Justiça e cumpridos na manhã desta quinta-feira (27).
O suspeito, flagrado em posse do material ilícito, foi conduzido à delegacia, interrogado e lavrado o flagrante.
As diligências seguem em andamento para prender os outros envolvidos nos crimes.