Prefeitura de VG já registrou 10 BOs por sabotagem ao DAE; veja

A Prefeitura de Várzea Grande já registrou dez boletins de ocorrência na Polícia Civil denunciando crimes de danos ao patrimônio público no DAE (Departamento de Água e Esgoto) e furto que estariam prejudicando o abastecimento na cidade.

 

Para o vice-prefeito Tião da Zael (PL), a recorrência de crimes configura “sabotagem” aos serviços prestados, bem como à própria gestão.

 

Dos 10 boletins confeccionados, o MidiaNews teve acesso a sete, que relatam invasões, furtos e danos a equipamentos essenciais para a distribuição de água. Quatro deles foram elaborados no dia 25 de janeiro. 

 

No primeiro, o diretor de abastecimento do DAE, Wilhan Douglas dos Reis, relatou que uma manobra irregular redirecionou o fluxo de água do bairro Costa Verde para o Santa Cecília, prejudicando o fornecimento para moradores que dependiam do serviço conforme o planejamento do DAE.

 

“Ao verificar tal serviço, foi percebido que o volume de água estava baixo, o que não deveria ser […]. Deste modo, pela estranheza do baixo fluxo de água, o diretor de abastecimento, Sr. Wilhan Douglas, solicitou que o funcionário de manobra verificasse a linha de abastecimento, ao qual constatou que alguém, de maneira criminosa, realizou de forma sem autorização o redirecionamento (manobra) para o bairro Santa Cecília. Ou seja, prejudicando o abastecimento do Bairro Costa Verde e a programação diária do setor de abastecimento”, consta em trecho.

 

Também no dia 25, outro boletim apontou a colocação de pedras no registro de abastecimento do Bairro 13 de Setembro, o que atrasou em uma hora a distribuição de água. Wilhan disse a Polícia Civil que classifica o ato como “sabotagem”.

 

Outro boletim diz que, no mesmo dia, uma equipe do DAE constatou que criminosos usaram supercola para bloquear o cadeado de acesso ao reservatório do Parque do Lago, dificultando a realização dos serviços. 

 

Para ter acesso ao local, a equipe teve que quebrar o item, “ocasionando danos ao patrimônio”.

 

Ainda no dia 25, foi registrado o furto de cabos de energia no Poço do Cajueiro, no bairro Costa Verde, comprometendo o funcionamento do sistema e gerando prejuízo financeiro ao DAE.

 

Um dia antes da confecção dos quatro boletins, dia 24 de janeiro, Wilhan denunciou que por duas ocasiões, no dia 16 e naquele dia, houve a invasão ao reservatório de água do loteamento Santa Bárbara, no bairro Parque do Lago. 

 

Segundo Wilhan Douglas, autores quebraram tubos e conexões, comprometendo o abastecimento na região. 

 

O sexto boletim acessado pela reportagem, registrado no dia 28 de janeiro, denunciou o desaparecimento de dois geradores de energia que estavam na sede administrativa do departamento. 

 

Os equipamentos teriam sido enviados para manutenção na Secretaria de Obras, mas não foram localizados. Imagens do sistema de monitoramento mostraram que os geradores foram retirados do local por um caminhão, cuja placa foi identificada.

 

O sétimo BO foi registrado no último dia 7 de fevereiro pelo gerente de segurança do DAE, Gilmar França Santos, que disse terem sido furtados fios de energia de um motor reserva de uma bomba d’água.

  

“Foram furtados 10 metros de condutores de energia (fios de energia) por fase, totalizando 90 metros de fios de cobre, flexível, classe 5, com isolação em PVC. Esse motor e bomba de captação de água ficam localizados numa balsa dentro do Rio Cuiabá”, consta em trecho do BO.

 

Sabotagem

 

Em entrevista a Rádio Vila Real, o vice-prefeito Tião da Zaeli atribuiu os supostos crimes a sabotagem de pessoas que não querem a privatização do DAE. 

 

Tião e a prefeita Flávia Moretti (PL) foram eleitos no ano passado e tiveram entre as principais propostas a privatização da autarquia.

 

“Nós estamos vendo a reação de quem não quer que a autarquia avance para uma concessão pública. A mudança que a gestão quer é a privatização, como Cuiabá fez. E toda mudança gera reações positivas e negativas”, disse.

 

“Quem se beneficia do caos, da falta d’água e da dificuldade que o povo passa, não quer que o problema se resolva. Ou seja, existe quem ganha com a desgraça dos outros”, completou.

 



Mídia News