Quase 10 mil atendimentos médicos foram realizados nas UBS’s de Barra do Garças em janeiro
UBS’s realizam quase 10 mil atendimentos médicos em janeiro, em Barra do Garças
Em um mês, foram quase 26 mil procedimentos, entre aferição de sinais vitais e administração de medicamentos, além de mais de 23 mil visitas dos agentes de saúde
Secom-BG
As Unidades Básicas de Saúde de Barra do Garças realizaram quase 10 mil atendimentos médicos apenas em janeiro de 2025. Além dos atendimentos, foram 2,5 mil vacinas aplicadas e milhares de procedimentos diversos realizados dentro das unidades.
Os números da Atenção Primária à Saúde (APS) são revelados pela Secretaria Municipal de Saúde e mostram uma grande atividade de atendimento nas 24 unidades do município.
Além dos 9.383 atendimentos médicos, em janeiro, foram realizados 4.589 atendimentos de enfermagem, 2.506 vacinações e 125 coletas de exame preventivo. No total, as UBS’s ainda realizaram 25.736 procedimentos, que incluem aferição de pressão e outros sinais vitais, administração de medicamentos por diversas vias, verificação de peso e altura, curativos e retirada de pontos.
O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde ainda somou 23.597 visitas domiciliares e a Atenção Primária realizou 342 palestras e atividades coletivas.
Segundo o coordenador da APS, Marcos Vítor Naves Carrijo, é necessário que a população entenda o serviço da Atenção Primária para que possa aproveitar tudo que o município tem a oferecer, no atendimento à saúde.
Ele destaca que as UBS’s não se limitam a tratar enfermidades, mas atua principalmente “na conscientização da população e na educação em saúde.”
“A Atenção Primária à Saúde, que engloba os serviços encontrados nas UBS’s, atua na educação da população, na prevenção, no controle de doenças, no incentivo a hábitos saudáveis e no combate aos fatores de risco. Fortalecer ações preventivas nas UBS’s é essencial para reduzir casos graves e, inclusive, evitar a sobrecarga na Unidade de Pronto-Atendimento”, explica.