Mauro volta defender expropriação de terras de desmatadores ilegais: “essa ideia não é nova”

O governador Mauro Mendes (UB) voltou a defender a expropriação de terras de desmatadores ilegais após a polêmica criada pela petição apresentada por ele ao Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta foi criticada por parte do setor produtivo e até por deputados da base do governador na Assembleia Legislativa. A declaração foi dada em entrevista coletiva, durante o encontro estadual do PRD, em Cuiabá, na noite dessa terça-feira (25.03).

O chefe do Executivo lembrou que defende essa medida há cerca de dois anos e explicou que a proposta não foi pra frente até o momento por se tratar de uma competência do governo federal e do Congresso Nacional.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

Mauro defende que desmatadores ilegais e quem pratica queimadas ilegais devem perder as propriedades, assim como acontece com quem usa a propriedade para produzir cocaína e maconha, medida que já está prevista em lei. Ele já defendeu esse plano em duas Conferências do Clima, a COP 27, no Egito, e COP 28, nos Emirados Árabes Unidos.

“As pessoas estão fazendo barulho à toa, essa ideia não é nova. Agora, alguém aqui defende os 2% que fazem desmatamento ilegal? Então se apresente: ‘olha, eu sou defensor dos 2% que fazem desmatamento ilegal’. Eu sou defensor dos 98% que fazem as coisas corretas em Mato Grosso”, disparou o governador.

Mauro ainda disse que a lei brasileira perdoa algumas multas e que o Governo do Estado precisa seguir a lei. Ele ainda rebateu argumentos do setor produtivo de que há muitos processos parados na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Segundo Mauro, a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) proposta no STF não tem nenhuma relação com o CAR.

“Desmatamento ilegal é uma coisa. CAR é outra totalmente diferente. Mato Grosso é o que tem o maior número de CAR validados no país. É um problema do Brasil inteiro, mas Mato Grosso é o estado que mais validou o CAR até hoje”, concluiu.



Estadão MT