PT quer Rosa Neide na disputa ao Senado e prevê eleger 2 com Fávaro
A ex-deputada federal Rosa Neide se colocou à disposição para disputar uma vaga no Senado Federal nas eleições de 2026, após ser consultada pela direção nacional do PT. A confirmação foi dada pelo presidente estadual do partido, deputado Valdir Barranco, nesta quarta-feira, 26 de março.
A sondagem pelo nome de Rosa Neide se deu pela votação expressiva que ela recebeu em 2022, obtendo 124 mil votos para deputada federal, mas não foi reeleita por não atingir o quociente eleitoral.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Essa é uma discussão que está no diretório nacional. Nós temos essa prioridade de elegermos federais e senadores e a Rosa foi consultada sobre isso [disputa ao Senado] e ela se colocou à disposição. Então, aumenta nosso desafio que é se ela vai para Senado, nós temos que ter uma chapa mais forte para pelo menos conseguir um federal”, disse Barranco.
Em 2026, serão duas vagas para senador, com o eleitor votando em dois nomes. Entretanto, a esquerda tem mais uma opção de voto, que é o candidato natural ao Senado é o senador e ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), que tem apoio do presidente Lula (PT).
Com o objetivo de crescer o partido no estado maciçamente bolsonarista, o presidente Lula e a ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), Gleisi Hoffmann (PT), estão ajudando na construção de chapas em Mato Grosso. Gleisi era presidente nacional o PT até o começo de março, mas renunciou para assumir o ministério.
“Mas como a Gleisi e o presidente Lula se comprometeram em ajudar nessa construção, se tiver essa oportunidade, acho uma boa. Temos duas vagas, a Rosa tem o nome denso politicamente. Teve uma votação expressiva, é uma mulher trabalhadeira, de muita confiança do Lula e quem tem chance aí de quem sabe se eleger”, disse.